Estação das Artes é palco da apresentação da declaração conjunta entre Business-B20, Labour-20 e Estudo IOE Deloitte

Diana Vasconcelos – Governo do Ceará – Texto
Hiane Braun – Casa Civil – Foto

Encerrando o primeiro dia de reuniões ministeriais do Grupo de Trabalho em Emprego, nesta semana, em Fortaleza, as delegações e ministros integrantes do G20 puderam conhecer a Estação das Artes durante a apresentação da declaração conjunta entre Business-B20, Labour-20 e Estudo IOE Deloitte sobre “Transformação alimentada por IA”.

O B20 Brasil em parceria com a L20, a Organização Internacional de Empregadores e a Deloitte, durante as reuniões na capital cearense, organizou o Workshop “Potencial Transformador da IA ​​e uma Transição Justa” para finalização do documento.

A apresentação na Estação das Artes contou com a presença do secretário geral da Organização Internacional do empregadores (OIE), Roberto Suares; o presidente do Conselho de Relação do Trabalho, Alexandre Furlan; o secretário geral da Confederação Internacional dos Sindicatos (ITUC), Luc Triangle; e o secretário de relações internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antônio de Lisboa Amâncio Vale.

Também participaram da abertura o ministro do Trabalho e do Emprego, Luiz Marinho, e o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, representando o Governo do Estado. “Estamos muito felizes com a realização deste momento, é uma honra podermos receber todos aqui”, disse Vladyson.

G20 no Ceará

Na ocasião, o ministro Luiz Marinho também explicou que a escolha do Ceará para receber encontros relacionados à pasta se deu a uma missão especial passada pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva: mostrar a diversidade cultural do Brasil durante o processo de realização dos encontros em solo nacional.

Uma missão cumprida a contento, ao reunir arquitetura, arte regional, gastronomia e até mesmo as flores tão conhecidas do povo cearense, mas que encantaram, pela primeira vez, muitos dos delegados estrangeiros e brasileiros que participam das reuniões.

“Não dá para conhecer a cultura do Brasil, sem conhecer o Nordeste”, pontuou a chefe da assessoria especial de assuntos internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Maíra Lacerda, que intermediou as reuniões do Grupo Técnico sobre Emprego do G20 em Fortaleza, e esteve a frente de todo o processo realizado em solo brasileiro.

Grupo de Trabalho em Emprego

De acordo com Maíra, especificamente no GT do Emprego, já é possível observar ações sendo realizadas. Entre elas, a criação do portal que vai agregar todas as políticas do G20 relacionadas ao combate da fome e da pobreza, buscando a inclusão social através de políticas do trabalho. A construção da plataforma se dá por meio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Associação Internacional da Seguridade Social.

“A gente acabou de sancionar (no Brasil) uma lei pela igualdade de pagamento entre homens e mulheres que desempenham o mesmo papel em uma empresa (nº 14.611/2023). Então, a gente está convidando os países a se juntarem a nós na Coalizão Internacional Pela Igualdade de Pagamento. Já tivemos a Espanha que se juntou, já tivemos uma sessão com a Turquia e o Japão para que eles se juntem”, disse ela, complementando, “posso afirmar categoricamente que essa é uma presidência que traz, pela primeira vez, entregas tão concretas”. Maíra Lacerda destacou ainda o fechamento da declaração dos ministros pela primeira vez em dois anos.

Fonte: Governo do estado do Ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *