Seduc abre Mês da Primeira Infância com ações de conscientização e visibilidade ao tema

Bruno Mota – Ascom Seduc – Texto
Rogério Bié – Foto

A Secretaria da Educação (Seduc) deu início, nesta quinta-feira (1), à programação do Mês da Primeira Infância, celebrado oficialmente em agosto, com ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos de idade e suas famílias. A abertura do evento teve apresentações na sede do órgão, pela manhã, e uma webinar durante a tarde, com a participação da secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace, que representou a secretária Eliana Estrela na ocasião.

O Mês da Primeira Infância foi instituído, nacionalmente, por meio da Lei 14.617/2023, e na Seduc conta com a realização da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), vinculada à Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios.

Confira a programação no Ceará.

A conferência virtual, que foi transmitida ao vivo pelo Youtube, abordou a temática “a infância e o uso excessivo de telas”, considerando o contexto de constante avanço tecnológico, em que há a crescente acessibilidade de crianças a dispositivos eletrônicos, desde idades muito jovens.

Emanuelle Grace reforça a importância do zelo e da atenção para com o público em questão. “Assim como para a construção de uma casa é preciso ter um bom alicerce, o mesmo ocorre para a formação de uma criança. Quanto mais bem feita for a base, mais oportunidades ela terá. A gente precisa cuidar do hoje, para poder garantir o futuro. Nossa gratidão a todos os que se empenham por esta causa”, ressalta a secretária executiva.

A coordenadora de Educação e Promoção Social da Seduc, Aparecida Prado, lembra que não se trata de vetar o acesso às telas, mas de limitá-lo, em busca de um equilíbrio com atividades físicas, sociais e educacionais. “É necessário ter atenção à rotina, para não comprometer o desenvolvimento da criança. Trouxemos essa temática, tão cara, para ajudar as famílias neste momento em que o mundo é digital. O celular não deve ser considerado um brinquedo. A criança tem que brincar”, pondera.

Também participaram da webinar as consultoras em Primeira Infância da United Way Brasil (UWB), Edinete Nogueira e Roselandia Silva, que foram as palestrantes da conferência.

Apresentação

Mais cedo, durante a primeira atividade do dia, houve apresentação artística do Grupo Cidade Mais Infância, no pátio interno da sede da Seduc, além de exposição dos materiais produzidos pela Coeps e de livros da Coleção Paic Prosa e Poesia. A secretária executiva de Gestão da Rede Escolar, Ciza Viana, representou a secretária executiva Emanuelle Grace naquele momento, e enalteceu a parceria interinstitucional que favorece a realização das ações em benefício da primeira infância em todo o estado.

“A Seduc conta com o apoio da Secretaria de Proteção Social (SPS) e da Cidade Mais Infância, que fortalecem as iniciativas do nosso regime de colaboração com os municípios na construção e na implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento integral da criança nos seus primeiros anos de vida, de forma articulada ao Programa Mais Infância Ceará, a fim de diminuir as desigualdades sociais e de aprendizagens”, destaca Ciza.

A Coordenadoria de Educação e Promoção Social da Seduc atua diretamente neste processo, junto aos 184 municípios cearenses. As políticas públicas na área são desenvolvidas levando em conta que é nos primeiros anos de vida que ocorre o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva.

Apoio

Até o momento, a Seduc entregou 93 Centros de Educação Infantil (CEIs) e outros 111 estão em construção. Cada CEI é composto por quatro salas de referência, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

Além disso, a Secretaria também oferta formação continuada para gestores e professores, para que possam aprimorar as competências do cuidar e do educar. O planejamento, a realização e o acompanhamento das formações, junto com a produção de material técnico-pedagógico e de atividades promovidas em parceria com as famílias, visam fortalecer, de forma estratégica e em regime de colaboração junto aos municípios, a primeira etapa da Educação Básica no estado. Em 2023, mais de 23 mil profissionais da Educação Infantil foram capacitados.

Neste aspecto, também são desenvolvidos programas de parentalidade positiva como estratégia de atenção psicossocial às famílias cearenses. Atualmente, mais de 17 mil famílias são atendidas por ações como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), o Família + e o Crescer Aprendendo. Estas iniciativas atuam no sentido de fornecer orientações direcionadas aos cuidadores, ressaltando tanto o direito de brincar, como a prevenção da violência doméstica contra crianças, além da promoção da saúde física e mental. As ações de parentalidade positiva trabalham para prevenção da violação dos direitos das crianças.

Fonte: Governo do estado do Ceara

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