Alunos de Maranguape e do Conjunto Palmeiras visitam a Alece nesta quarta
Por Gleydson Silva / Wanessa Tavares
– Foto: José Leomar
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta quarta-feira (04/09), a visita de 37 alunos do 1° ano da Escola de Ensino Médio (EEM) Luiz Girão, do bairro Sapupara, em Maranguape. O roteiro da visitação contemplou a exposição permanente do Malce, o Complexo de Comissões Técnicas da Casa e a exposição “Duzentos Anos da Confederação do Equador: um tributo a Barbara de Alencar”.
As visitas fazem parte do projeto O Parlamento e Sua História, desenvolvido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), que proporciona encontros sobre a política e a história do Parlamento cearense a alunos de escolas públicas e privadas de Fortaleza e municípios próximos.
De acordo com a professora Carla Michelle, a escola é adepta do projeto Professor Diretor de Turma, da Secretaria da Educação do Estado, que apresenta aos alunos conceitos de cidadania e o papel deles na sociedade. “Trazê-los para a Assembleia Legislativa é ver onde as leis são construídas e quem são nossos representantes. Muitas vezes eles não sabem. Eles votam no deputado, mas não sabem como cobrar ou se a Assembleia é só para os deputados ou para o povo”, comentou.
Carla Michelle salientou ainda a importância de saber como ocorrem os debates na Casa. “Quando eles sabem, por exemplo, que aqui tem as audiências públicas, eles podem vir e participar dos debates, conversar com o deputado, conseguir uma lei ou uma obra para minha cidade, para uma rua, e conhecerem o poder que eles têm como cidadãos”, ressaltou a professora.
Os alunos, acompanhados também pelo professor Ruan Castro, foram orientados pela equipe do memorial: Paulo Roberto Nunes, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Carlos Pontes, Barbara Marinho e Miguel Rodrigues.
Foto: Máximo Moura
VISITAS À TARDE
Já no período da tarde, 29 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Maria Helenilce Cavalcante Martins, do bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, conheceram o funcionamento do Legislativo, o acervo do Malce e a exposição temporária “Duzentos anos da Confederação do Equador: um tributo a Barbara de Alencar”.
Os jovens, acompanhados pelo professor de Geografia Afonso Lopes e pelas monitoras educacionais Franscidânia Magalhães e Mariana Barbosa, assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no, Ceará ministrada pela historiadora do Memorial, Isadora Nepomuceno, no Comitê de Imprensa da Casa.
A aluna Estefhany Silva, de 15 anos, afirmou que a visita à Alece é uma oportunidade para os jovens conhecerem o dia a dia dos deputados estaduais e saberem sobre os setores que atendem a população, como a Casa do Cidadão, o Procon Alece e exposições de arte e cultura.
Na visita da tarde, o grupo foi acompanhado pela equipe do Memorial: Marcela Loiola, Cléa Menezes, Eveline Freitas, Lígia Farias, Miguel Rodrigues, Edna Camarço, Sávio Batista, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Mateus Leitão.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Geimison Maia
Fonte: Assembleia legislativa