Alunos dos bairros Conjunto Ceará e Dionísio Torres participam do projeto “O Parlamento e Sua História”

 – Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, nesta quarta-feira (11/09), a visita de 55 estudantes de Ensino Médio dos bairros Conjunto Ceará e Dionísio Torres, de Fortaleza. 

As visitas fazem parte do Programa “O Parlamento e Sua História”, desenvolvido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), que proporciona encontros sobre a política e a história do Parlamento cearense a alunos de escolas públicas e privadas de Fortaleza e municípios próximos.

O roteiro da visitação contemplou a exposição permanente do Malce, o Complexo de Comissões Técnicas da Casa e a exposição “Da Imposição à Cidadania – 1824 a 2024: Dois Séculos de Lutas e de Conquistas”, localizada no hall de entrada do edifício-sede da Alece

Pela manhã, 43 alunos do 2° e 3º ano da Escola de Ensino Médio Dr. Ubirajara Índio do Ceará, do bairro Conjunto Ceará, realizaram o passeio acompanhados das professoras Camila Sousa e Lucileide Lima. 

A professora de Sociologia Camila Sousa comentou que a disciplina aborda com os alunos a importância da Ciência Política, sendo assim, a visitação à Alece é uma oportunidade de materializar para eles o que é visto em sala de aula. 

“É uma chance de tornar um pouco mais concreto aquele conhecimento que a gente vai expondo em sala, nas aulas expositivas e nas discussões, e uma oportunidade de eles entenderem melhor como funciona o processo do Legislativo e também sobre a história do Ceará”, disse. 

Foto: Dário Gabriel

Já pela tarde, 32 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Joaquim Antônio Albano, localizada no bairro Dionísio Torres, também realizaram a visita na Alece, acompanhados dos professores Ronaldo Teixeira e Rodrigo Percevalli. Oriundos do curso de Enfermagem, os estudantes também conheceram as exposições organizadas pelo Malce e conheceram as instalações da Alece.

A equipe do memorial que acompanhou a turma da manhã é composta por Paulo Roberto Nunes, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Barbara Marinho e Miguel Rodrigues. Já a tarde, os visitantes foram orientados por Mateus Leitão, Miguel Rodrigues, Cléa Menezes, Edna Camarço, Eveline Freitas, Lígia Farias, Marcela Loiola, Martha Abreu, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias e Sávio Batista.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Geimison Maia 

Fonte: Assembleia legislativa do ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *