Alece FM lança reportagem especial sobre órfãos da Covid
Por Ricardo Garcia/Com Assessoria
A Alece FM (96,7 MHz) lançou, nesta quinta-feira (17/10), a reportagem especial “Amparo e Proteção: Ministério Público do Ceará Identifica Órfãos da Covid”, que detalha iniciativa recente do Ministério Público do Ceará (MPCE) para identificar órfãos da Covid -19 no Estado. A reportagem especial já está disponível nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, YouTube Music e Apple Podcasts.
Por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude, o MPCE lançou um formulário eletrônico disponível nas redes sociais do órgão, permitindo que qualquer cidadão ou profissionais que atuam na proteção de crianças e adolescentes contribuam com informações.
Os dados serão utilizados para fomentar amparo institucional e desenvolver políticas públicas para aqueles que perderam os pais durante a pandemia.
Estima-se que, no Brasil, mais de 190 mil crianças e adolescentes enfrentaram a dolorosa experiência de perder um ou ambos os pais devido à Covid. No Ceará, a Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes por Covid-19 estima que de 8 a 10 mil crianças estejam nesta situação, embora os dados locais possam estar subnotificados.
O movimento de identificação dos órfãos da Covid tem o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Alece. Dentre os entrevistados da produção estão o presidente do Colegiado, deputado Renato Roseno (Psol), que destaca a importância de ampliar as iniciativas para criar políticas de amparo a essas crianças e adolescentes; e a vice-ouvidora geral e coordenadora-auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Isabel Porto, que apresenta um balanço das ações até o momento, destacando a necessidade de medidas contínuas para auxiliar essas crianças em situação de vulnerabilidade.
A reportagem “Amparo e Proteção: Ministério Público do Ceará Identifica Órfãos da Covid” conta com produção, roteiro e narração de Eveline Urano, edição de texto de Tarciana Campos, edição de áudio de Ronildo Lins e sonoplastia de Ronaldo Cesar.
Edição: Lusiana Freire
Fonte: Assembleia legislativa do ceara