’Computadores irão nos colocar mais no mundo digital’, diz líder Pataxó em Cabrália (BA)
Ministério das Comunicações entregou 25 computadores ao Movimento Indígena da Bahia (MIBA) nesta semana
Agência Gov | Via MCom
O objetivo do Ministério das Comunicações é o de proporcionar a inclusão social por meio da inclusão digital. Nesta semana, o ministério democratizou o acesso à tecnologia ao doar 25 computadores à comunidade Pataxó de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, beneficiando cerca de três mil habitantes.
“Nós agradecemos o apoio do Ministério das Comunicações ao atender as famílias da nossa aldeia. Os computadores irão melhorar a vida dos nossos jovens e nos colocar cada vez mais no mundo digital”, celebrou o cacique Zeca Pataxó, líder da comunidade.
A aldeia Coroa Vermelha é dedicada à preservação cultural, histórica e ao fortalecimento da identidade indígena. A doação dos computadores cumpre com a finalidade de promover a inclusão digital e o acesso à tecnologia para os Pataxós, além de contribuir para o desenvolvimento educacional e social da comunidade.
Leia também
• Lideranças indígenas terão curso de inglês para participar da COP 30
“Agradeço a oportunidade que estão dando à nossa comunidade. Temos muita carência dos meios tecnológicos em nossa aldeia”, complementou Taiane, membra da comunidade pataxó.
Luzia Pataxó, técnica de enfermagem, demonstrou seu entusiasmo com a chegada dos equipamentos para auxiliar os indígenas mais jovens. “Esses computadores irão impactar bastante nossa comunidade já que temos um grande número de jovens na aldeia que necessitam da tecnologia em seus estudos” disse.
A aldeia conta com atividades turísticas que ajudam na divulgação da herança dos Pataxós e fomentam a economia local, contribuindo para a autonomia financeira da comunidade.
A chegada dos equipamentos agradou Ubiranan Pataxó, liderança jovem da comunidade. “Temos muitos indígenas que ainda não sabem mexer com computador. Com a doação, será possível capacitar nossos jovens e melhorar os recursos das nossas comunidades indígenas”, frisou.
A entrega foi feita por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC), numa parceria do Ministério das Comunicações.
Fonte: Governo Federal