Idace participa de evento nacional voltado à politica de regularização fundiária

Ascom Idace – texto e foto

O Encontro Nacional de Órgãos de Terras Estaduais foi realizado em Belém, no Pará, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, simultaneamente ao 1º Encontro Técnico dos Órgãos de Terras Estaduais da Amazônia Legal

Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) marcou presença no Encontro Nacional de Órgãos de Terras Estaduais, realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, em Belém, no Pará. Paralelamente, também aconteceu o 1º Encontro Técnico dos Órgãos de Terras Estaduais da Amazônia Legal. Promovidas pelo Consórcio da Amazônia Legal em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), as atividades tiveram como foco fortalecer o diálogo e impulsionar ações de regularização fundiária, com ênfase tanto na Amazônia Legal quanto em todo o território nacional.

A programação incluiu debates e visita técnica ao Instituto de Terras do Pará (Iterpa), anfitrião e um dos coprodutores do evento. O superintendente do Idace, João Alfredo, destacou o sistema de processamento de dados de regularização fundiária do Iterpa que, em breve, deverá ser adotado pelo MDA.

“Posteriormente, esse sistema será disponibilizado para todos os estados, conforme o perfil de cada unidade federativa e região. A ideia é fazer uma conexão entre as plataformas estaduais, incluindo os dados do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária]. Com essas informações compartilhadas e padronizadas, o trabalho de regularização fundiária será mais ágil”, avalia o gestor.

Câmara Técnica

Na ocasião, foi discutida, ainda, a criação de uma Câmara Técnica de Regularização Fundiária no Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste, à semelhança do que existe no Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

“Essa Câmara trabalharia para avançar em temas como financiamento, parque tecnológico e processos de regularização fundiária”, afirma João Alfredo.

A consolidação de uma Política Nacional de Regularização Fundiária e o resgate da Associação Nacional dos Órgãos de Terras (Anoter) também foram debatidos pelos gestores presentes.

Fonte: governo do estado do Ceará

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *