Atividades do Malce atraem mais de cinco mil visitantes à Alece em 2024

Por Pedro Emmanuel Goes / com Comunicação Interna

 Programa “O Parlamento e sua História” promove visitas de estudantes à Alece – Foto: Paulo Rocha

O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), equipamento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) que oferece à sociedade meios de reflexão e de discussão sobre os temas voltados ao campo da memória, da história e da cultura política do Ceará e do Brasil, por meio do programa “O Parlamento e sua História”.  No período de janeiro a novembro de 2024, foram realizadas de mais de 5 mil visitas guiadas à sede do Parlamento. 

O coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes, destaca que o programa “O Parlamento e sua História”, que promove visitas mediadas à exposição permanente (de longa duração) do Malce e aos demais espaços do Poder Legislativo cearense foi conduzido sob as vertentes: visitas mediadas, publicação de livros, realização de debates e palestras, bem como do gerenciamento, pesquisa e execução de exposição.

“No primeiro eixo de atuação, trabalhamos no sentido de proporcionar a realização de 5.763 visitas à Alece, com a finalidade de conhecer a exposição permanente do Malce e o Plenário 13 de Maio, quando esteve  disponível. Desse total, 5.382 foram estudantes a quem fundamentalmente as visitas se destinam, mas também outros visitantes e 381 professores ou responsáveis”, aponta. 

O coordenador informa que foi aplicada uma pesquisa por parte dos  usuários do programa, para medir o grau de satisfação. O levantamento feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Alece apontou que 84,9% dos usuários atestam a qualidade dos serviços prestados. ”Isso nos permitiu observar, dentre outras informações, que o Malce é recomendado para outras pessoas e instituições numa zona considerada de excelência de satisfação”, destaca.

ATIVIDADES

Malce debate sobre os 60 anos do golpe militar no Brasil – Foto: Dário Gabriel

Ao longo de 2024, o Malce realizou ainda três rodas de conversa. No mês de abril, o tema em pauta foi o debate sobre os 60 anos do golpe militar no Brasil. Em maio, o Memorial promoveu debate sobre ”Pesquisa, ações educativas e experiências em Espaços Museológicos” e, em setembro, o tema em pauta foram os 200 anos  da Confederação do Equador.

O Malce também realizou o seminário  “Novembro no Malce: memórias, educação e sociedade”. “Discutimos temas que têm relação direta com a competência básica do Malce, no sentido de não apenas  manter, mas também  desenvolver, a história do parlamento cearense”, avalia Paulo Roberto Nunes.

Uma das novidades desse ano do Malce foi o lançamento do projeto ”Sextou no Malce”, que visa proporcionar maior aproximação dos servidores e colaboradores da Alece à exposição permanente do Memorial, inclusive destacando conhecimentos da história política do Ceará. 

Projeto “Sextou no Malce” foi iniciado neste ano – Foto: Máximo Moura

”Foram realizadas sete edições do projeto, contemplando  servidores dos Serviços Gerais,  Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Controladoria e Comissões Técnicas, todos da Alece, bem como da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), do Poder Executivo cearense”, aponta.

EXPOSIÇÕES 

Paulo Roberto Nunes destaca, ainda,  que o espaço realizou exposições ao longo do ano, com os temas  “Revista Plenário: Informação e Arte!”, e “Da Imposição à Cidadania – 1824-2024 – 200 Anos de Constituição”.

Para encerrar o ano de 2024, o Malce e o Museu da Fotografia Fortaleza realizam a exposição “Imagens que Ardem”, mostra itinerante do Museu da Fotografia, com fotos icônicas da Coleção do Instituto Paula e Sílvio Frota, que registram o período da ditadura militar.

Iniciada em 13 de novembro de 2024 e com duração até 10 de janeiro de 2025, a exposição permite que os visitantes da Alece possam perceber “o papel da fotografia como dispositivo de documentação e representação e o testemunho de Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito sobre um tempo de dor, como um grito sinalizando o devir com imagens que ardem”.

SERVIÇO

Funcionamento

 Segunda à sexta, das 8 horas às 16 horas e 30 minutos

As visitas mediadas estão abertas para grupos de pessoas todos os dias, mediante agendamento por meio de ligação telefônica ou por e-mail. Individualmente, as visitas podem ocorrer sem necessidade de agendamento. 

Quando destinadas a estudantes de escolas públicas e privadas, as visitas mediadas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras (manhã e tarde).

ENDEREÇO 

Av. Desembargador Moreira, 2807 sala 115 – Edifício Sede da Assembleia Legislativa, térreo. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE. 

CONTATOS 

Telefones: (85) 3277-3700 / 3277-3727 / 9878-03142 (whatsapp)

E-mail: [email protected]

Edição: Clara Guimarães

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *