Alece realiza sessão solene em homenagem aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores
Por Narla Lopes

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta segunda-feira (24/02), às 17h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento foi solicitado pelo deputado De Assis Diniz (PT) e conta com o apoio dos demais membros da bancada do partido no Parlamento estadual.
Na justificativa da proposta, De Assis Diniz destaca a importância histórica do partido na defesa da democracia. “O PT surgiu como uma esperança de mudança social para resgatar a democracia no Brasil”, afirma o parlamentar, relembrando a fundação do partido, em 10 de fevereiro de 1980, em reunião no Colégio Sion, em São Paulo.
O deputado também ressalta o papel de figuras históricas na fundação da legenda. “Luiz Inácio Lula da Silva era um dos principais líderes, com figuras como Jacó Bittar e Olívio Dutra”, assinala. Ainda segundo o parlamentar, “o PT nasceu para combater o detestável regime da ditadura militar, que durante 21 anos assassinou, torturou, sequestrou e oprimiu o povo brasileiro”.
De Assis lembra que os primeiros documentos da agremiação, forjados em discussões promovidas por núcleos de militantes organizados, reivindicavam mais empregos, habitação, educação, saúde, reforma agrária, o fim da carestia e outros avanços sociais. “Além da importância da política na construção de uma nova sociedade mais justa e igualitária”, reforça o deputado.
A sessão solene reunirá autoridades, militantes, simpatizantes do partido e representantes de movimentos sociais e sindicais que contribuíram para a trajetória do PT ao longo dos seus 45 anos de história.
SERVIÇO
Sessão solene em homenagem aos 45 anos do PT
Data: Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Horário: 17h
Local: Plenário 13 de Maio
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torres – Entrada pela rua Barbosa de Freitas
Edição: Vandecy Dourado
Fonte: Assembleia legislativa do Ceara