Audiência pública na Alece debate a importância do Maio Amarelo
Por Ricardo Garcia

– Arte: Canva
A Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza audiência pública nesta quinta-feira (29/05), a partir das 14h, para debater a importância do Maio Amarelo no Ceará. O evento atende a requerimento do deputado Bruno Pedrosa (PT) e acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
O Maio Amarelo é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito no Brasil e em diversas partes do mundo. Criado em 2014, o movimento tem como principal foco a conscientização sobre a segurança no trânsito, visando reduzir o número de mortes e lesões graves causadas por acidentes.
O mês de maio foi escolhido para simbolizar a campanha devido à proximidade com o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, celebrado em 17 de maio.
Para o deputado Bruno Pedrosa, cada vez mais tem se falado sobre “mobilidade humana” em vez de “mobilidade urbana”, considerando que os deslocamentos são feitos, majoritariamente, por pessoas. Ainda de acordo com ele, foi pensando nisso que o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) estabeleceu o tema do Maio Amarelo 2025: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.
“A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. É essencial que façamos da responsabilidade individual uma prioridade coletiva. Juntos podemos transformar nossas cidades em espaços mais seguros e inclusivos para todos”, destaca o parlamentar.
Ainda de acordo com ele, a importância do Maio Amarelo vai além de simples campanhas de conscientização, sendo uma oportunidade de envolver toda a sociedade em um esforço conjunto para transformar o comportamento no trânsito e trazendo à tona a responsabilidade de todos na construção de um trânsito mais seguro.
“A campanha é uma chamada urgente para a mudança de comportamento de todos que compartilham as vias, independentemente de estarem dirigindo, pedalando ou caminhando. O Maio Amarelo nos lembra que, no trânsito, a vida de cada pessoa está em nossas mãos, e pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na construção de um ambiente mais seguro para todos”, assinala o deputado.
Estão convidados a participar da audiência o comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), tenente-coronel Gerlúcio Henrique Vieira; o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), Waldemir Catanho; o presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Ceará (Cetran), Otávio Augusto Coelho de Medeiros, além de representantes da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil, entre outras autoridades.
SERVIÇO
Audiência pública para debater a importância do Maio Amarelo no estado do Ceará
Data: Quinta-feira, 29 de maio de 2025
Horário: 14 horas
Local: Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torres
Edição: Vandecy Dourado
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará





