Sarto vistoria obras de urbanização na lagoa do Mondubim
A requalificação, que conta com 30% dos trabalhos concluídos, tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2023
Foto: Marcos Moura
O prefeito José Sarto vistoriou, nesta segunda-feira (28/11), as obras de urbanização na lagoa do Mondubim. Ao todo serão 200 mil m² de área requalificada, com novo calçadão, paisagismo e equipamentos de esporte e lazer. Como informou o prefeito, as obras no local abrangem trabalhos de diversos projetos da Prefeitura de Fortaleza, trazendo impactos positivos à urbanização, ao bem-estar e à segurança da comunidade local.
“Essas intervenções na lagoa do Mondubim atendem a uma reivindicação antiga da comunidade e irão modificar completamente essa região. Neste local, iremos plantar árvores, trazer o projeto dos microparques urbanos e transformar o acesso à lagoa com paisagismo e pavimentação em piso intertravado. É um ciclo positivo, em que uma ação puxa a outra”, frisou Sarto.
O prefeito também pontuou que as intervenções fazem parte de um pacote de resgate dos espaços verdes urbanos, com projetos que interligam a proteção do patrimônio ambiental e melhor qualidade de vida.
“Além da lagoa do Mondubim, temos estudado intervenções em outras áreas verdes e volumes de água da cidade, como as lagoas da Messejana, da Parangaba e do Opaia. A ideia é transformar a cidade ao redor dos seus recursos naturais, aliando a urbanização sustentável à beleza destas paisagens naturais”, concluiu Sarto.
As obras de requalificação estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). O projeto contempla a construção de um novo píer em madeira, nova pavimentação em piso intertravado, itens de acessibilidade como piso tátil e rampas, playground, mobiliários urbanos e um novo estacionamento com 10 vagas.
“Essa obra faz parte de um conjunto de intervenções que visam a urbanização e a proteção das áreas verdes de Fortaleza. Elas irão proteger os mananciais hídricos aqui no Mondubim, mas também no Opaia e em Messejana. São locais que têm um grande potencial de uso para a população, mas que não tem estrutura adequada de acesso”, comentou Samuel Dias, titular da Seinf.
Pensando no incentivo ao esporte, ao redor da lagoa do Mondubim também serão criadas duas quadras de areia, um campo de futebol, academia ao ar livre e paraciclos. O projeto prevê também a criação de cinco unidades de quiosques que servirão de incentivo à prática comercial e geração de emprego e renda.
As intervenções na lagoa do Mondubim encontram-se com 30% dos trabalhos concluídos. O local ganhará ainda pequenas praças que irão proporcionar novos espaços de convivência ao redor da lagoa. Orçadas em cerca de R$ 4,6 milhões, as obras devem ser entregues no primeiro semestre de 2023.
“O prefeito José Sarto vai deixar um legado único para a cidade de Fortaleza, não só pelas obras de urbanização, mas também pela sua manutenção. Ainda nesta gestão, iremos entregar planos de manejo para todos os parques urbanos e unidades de conservação da cidade. Fortaleza será pioneira nesta iniciativa, que conta com apoio do Banco Mundial. Esta obra no Mondubim mostra que estamos firmes no caminho para tornar o convívio com o ambiente natural mais harmônico para nós e para a próxima geração”, comentou a secretária de urbanismo e meio ambiente (Seuma), Luciana Lobo.
Sobre a lagoa
O Parque Urbano da Lagoa do Mondubim possui área de cerca de 257 mil m² e a lagoa, um volume de água de mais de 280 mil m³. A área em questão pertence à bacia hidrográfica do Rio Maranguapinho, e é hoje a maior opção de lazer e diversão para os moradores.
A aposentada Fátima Costa é moradora do bairro e, para ela, a lagoa é um ponto de encontro e lazer. “Sempre gostei daqui, mas agora ficará ainda melhor. Faço caminhada e também me sinto mais segura, pois aqui era muito escuro antes. Eu vi que no projeto, as obras também vão trazer um campinho. Eu adorei, pois tenho muita vontade de botar meu netinho para aprender a jogar bola”, comemorou.