Parque Urbano da Lagoa do Opaia passará por reforma e ganhará novos equipamentos de lazer e entretenimento
Requalificação incluirá novos passeios, ciclovias, iluminação, quadras esportivas e academia para terceira idade
Foto-Rodrigo Carvalho
A Lagoa do Opaia, importante reserva ambiental e espaço de comércio e lazer de Fortaleza, será reformada e qualificada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), durante os próximos 12 meses. As obras já estão em andamento, com os primeiros trabalhos de campo, e incluirá ampla reestruturação de equipamentos atuais, com inclusão de novos recursos para a população. A assinatura da Ordem de Serviço foi feita nesta segunda-feira (16/01), pelo prefeito de Fortaleza em exercício, Élcio Batista, acompanhado da secretária da Seuma, Luciana Lobo, e do secretário da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias.
O investimento da obra é de R$ 16,5 milhões, com recursos do Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), via Banco Mundial. O Parque Urbano Lagoa do Opaia, ao término das obras, terá novos passeios em piso intertravado, ciclovias, rampas de acessibilidade, nova iluminação, nova sinalização e paisagismo, com o plantio de espécies arbóreas e arbustivas, em respeito à biodiversidade local. Para a prática esportiva, contará com quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia, campo de futebol em grama sintética, pista de corrida, academia para a terceira idade e de musculação, pista de skate e espaço para jogos de tabuleiros.
Os ambientes de lazer e convivência serão reforçados com caramanchões, playground infantil, espaço para piqueniques, novos mobiliários urbanos, cachorródromo, boxes Mulheres Empreendedoras, além de nova sede administrativa da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor). A Seinf será responsável pelas obras no espaço.
Localizado entre os bairros Aeroporto e Vila União, o Parque Urbano Lagoa do Opaia possui área total de 310.748,17 m², com espelho d’água de aproximadamente 116.970,74m². No local pode-se apreciar flora formada por espécies nativas e exóticas, com mata ciliar do recurso hídrico composta por árvores, arbustos e gramíneas. A construção da praça data da década de 1970, período em que houve uma obra de revitalização no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Desde então, se consolidou como um importante recurso de lazer, prática esportiva e convivência dos moradores da região.
Para o prefeito em exercício, Élcio Batista, a reforma da Lagoa do Opaia se consolida dentro de um pacote de investimentos que a Prefeitura vem realizando para a restauração de espaços abertos. “Esta é uma área muito importante de Fortaleza, e a obra vem para fortalecer o conjunto de transformações que a cidade está passando. A população poderá se apropriar da lagoa para o lazer, e temos como intuito o equilíbrio entre a sociedade e a natureza, não apenas reduzindo as desigualdades espaciais e econômicas, mas também preservando nossos recursos ambientais.
Já a secretária Luciana Lobo, também presente no anúncio, explicou a importância ambiental e social do espaço, que será entregue à população totalmente reformado. “A gestão ambiental é uma prioridade. Não por acaso, estamos trabalhando na recuperação de várias lagoas, então é um momento muito importante para a nossa cidade, que parece estar redescobrindo os espaços verdes, e vai receber um local extremamente convidativo. A natureza já é linda aqui, mas vai ficar cada vez mais atrativa para nossa população”, comentou.
Por sua vez, o secretário da infraestrutura Samuel Dias, afirma que esta é uma obra muito esperada pela comunidade, que precisa de uma área de lazer e desenvolvimento econômico. “Vamos fazer por etapas, para que a gente não tenha que isolar a lagoa inteira, mas por trechos etapas de urbanização. Já existia uma urbanização muito antiga feita aqui, mas com o tempo foi ficando deteriorada e ela nunca foi completa, e circundou a lagoa inteira. Agora, além de recuperar os espaços que já existiam, muitos novos equipamentos vão ser incluídos”, detalhou.
O autônomo José Pinheiro, morador do entorno da Lagoa do Opaia há mais de 20 anos, disse que a reforma chegou em um bom momento. “O pessoal estava esperando muito por essa obra. A gente precisa muito, e acredito que o resultado vai ficar muito bom e muito diferente de tudo que estamos vendo hoje”, frisou.
Plano de manejo
Além da reforma, a Lagoa do Opaia também ganhará um plano de manejo, assim como outros 23 parques urbanos e cinco unidades de conservação. O documento norteia as políticas ambientais de cada espaço e garante a conservação de territórios protegidos de Fortaleza. A iniciativa, de caráter inédito no Brasil, faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Fortaleza vem desenvolvendo, por meio da Seuma, para proteção, preservação e ampliação dos espaços naturais, em harmonia com os espaços construídos.
Ligação cultural
Afora a importância ambiental e social, a Lagoa do Opaia também está marcada na cultura fortalezense e nordestina com a composição musical “Amanhã eu vou”, de Beduíno e Luiz Gonzaga, gravada pelo próprio Luiz Gonzaga, em 1951 e, posteriormente, regravada por Fagner, Zé Ramalho e Elba Ramalho. Trata da lenda urbana chamada Carimbamba, quando a jovem Rosabela, seduzida pelo canto de uma ave semelhante a uma coruja, foi ao encontro das águas da lagoa em uma noite de lua cheia.