Alece destaca em sessão solene contribuição do Ipece ao Ceará

Foto: Junior Pio

Texto: Divulgação

Criado há 20 anos, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)  tem apresentado importantes contribuições para o desenvolvimento do Estado ao longo de sua trajetória. Para celebrar o vigésimo aniversário do instituto, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu sessão solene na manhã desta segunda-feira (17/04), em atendimento a solicitação do deputado Renato Roseno (Psol).

De acordo com o parlamentar, mesmo o Ceará sendo um estado periférico, economicamente falando, em termos de Brasil, tem muito a oferecer nos âmbitos social e econômico, assim como a possibilidade de reduzir suas desigualdades a partir do fomento de políticas que promovam a distribuição de riqueza, saber e poder. “Temos muito a contribuir, principalmente ao renovarmos nosso modelo de gestão pública e ao criarmos alternativas econômicas que permitam o acesso de todos àquilo que é socialmente produzido e em comunhão com a natureza”, pontuou.

Deputado Renato Roseno destaca relevância do trabalho do instituto. / Foto: Junior Pio

A natureza, ainda de acordo com Roseno, tem dado “inequívocas confirmações” de que já não suporta esse modelo de produção baseado  na destruição dos recursos naturais, e o Ceará, ressaltou, é capaz de dar as maiores contribuições, “acelerando a transição energética e agroecológica, inaugurando modos de vida sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico”. E é nesse contexto que o trabalho de elaboração de estratégias produzido pelo Ipece mostra sua relevância.

O diretor-geral do instituto, Alfredo José Pessoa de Oliveira, explicou que o trabalho do Ipece consiste em apresentar soluções estratégicas que embasam decisões fundamentais da gestão estadual.

“Nosso trabalho consiste na produção de conhecimento técnico sobre o Ceará, a partir da elaboração de estatísticas, informativos, publicações, promoção de debates com a mídia e a academia, além de uma série de outros meios baseados na pesquisa da realidade de nosso Estado, e que, em última instância, ampliam não só a capacidade de tomar decisões acertadas por parte das gestões, mas também as oportunidades rumo ao desenvolvimento”, considerou.

Projetos em que o Ipece atuou e atua de forma ativa e que repercutem diretamente na vida dos cearenses também foram citados. Entre eles estão a elaboração do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), programa Mais Infância, o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) e os projetos Ceará 2050 e Ceará Sem Fome.

Para o futuro, Alfredo José informou que, ante novos desafios, cabe a implantação de uma nova agenda de temas, sempre antenados com a realidade atual, tais como a transformação digital da economia, a transição energética, a transição demográfica, além dos desafios a serem enfrentados pelo próprio instituto.

A secretária de Planejamento e Gestão do Estado, Sandra Maria Olímpio Machado, também frisou a importância do auxílio do Ipece. “As pesquisas elaboradas pelo instituto têm a capacidade de nortear políticas de forma que elas atinjam melhor seu objetivo, como pensado no início. Direcionam, assim, a missão do Estado”, observou.

Os analistas que compõem o Ipece, assim como todo o corpo de trabalhadores e trabalhadoras que fazem a instituição funcionar foram ainda lembrados pela secretária. “São servidores competentes e com a consciência de dever inerente ao serviço público. Em um órgão público, todos são responsáveis pelo seu funcionamento, e nisso o Ipece se sobressai com dignidade”, disse.

HOMENAGENS

O analista de Políticas Públicas Witalo de Lima Paiva falou, em nome dos homenageados, sobre a importância do trabalho que os servidores do Ipece realizam cotidianamente. “É um trabalho que exemplifica o que é ser um servidor público em sua melhor significação: é atuar orientado a tratar de questões que alcançam a vida de todos em nossa sociedade”, explicou.

O sentimento de contribuição inerente ao serviço público, conforme observou, “se materializa diariamente no Ipece, a partir da construção do conhecimento técnico direcionado ao Ceará, na busca por soluções aos desafios na nossa trajetória rumo ao desenvolvimento”. “Essa homenagem é uma honra para nós e revigora o  nosso trabalho e nossa contribuição com o Estado e com nosso povo”, disse.

Durante a solenidade, foram homenageados Cleyber Nascimento de Oliveira, representando os analistas de políticas públicas do Ipece; Antônia Tomaz Rosa, representando a equipe de conservação; Fátima Juvenal de Souza, representando o corpo técnico, e Raquel da Silva Sales, representando os assessores técnicos

IPECE

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Surgiu da fusão da Fundação Instituto de Planejamento do Ceará (Iplance) com o Centro de Estratégias de Desenvolvimento (CED), tendo sido criado pela Lei 13.301, de 14 de abril de 2003. A fusão dessas duas instituições veio fortalecer as atividades realizadas de forma sistêmica, além de atribuir ao Ipece novas atividades objetivando o desenvolvimento sustentável do Ceará.

Nesse contexto, o Ipece é, formalmente, o órgão do governo responsável pela geração de estudos, pesquisas e informações socioeconômicas e geográficas que permitem a avaliação de programas e a elaboração de estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do estado do Ceará.

Participaram ainda da solenidade o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Dárcio Teixeira, e o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *