Trabalho de ONGs que atuam em Fortaleza é reconhecido em solenidade

 Foto: Marcos Moura

Texto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (08/05), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para homenagear as organizações não governamentais (ONGs) que atuam no município de Fortaleza. 

O requerente da solenidade e presidente da Comissão de Educação da Alece, deputado estadual Cláudio Pinho (PDT), falou sobre a importância do trabalho realizado pelas ONGs. “Nesta noite, gostaria de prestar homenagem aos que se dedicam a prestar assistência às pessoas mais carentes, para que elas possam ter qualidade de vida e acesso a direitos básicos”, assinalou. 

O deputado ressaltou também a importância do Terceiro Setor, que inclui além das ONGs, as fundações, institutos, entidades beneficentes, fundos comunitários, associações de moradores, entre outros.

“As instituições que constituem o Terceiro Setor vem ganhando muita força aqui no Ceará, pois atuam justamente nas falhas do poder público, que em muitos casos não tem olhos para enxergar as pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda. É um trabalho primoroso e que merece todo reconhecimento”, destacou o deputado. 

O deputado estadual Antônio Henrique (PDT), presidente da Comissão de Viação, Transportes e Desenvolvimento Urbano e subscritor do requerimento da solenidade, salientou que as ONGs homenageadas prestam um serviço essencial e indispensável para a comunidade, e que por isso merecem todo reconhecimento. 

Antônio Henrique relatou ainda que, há 48 anos atrás, trabalhou na área administrativa da ONG “Instituto Desafio Jovem do Ceará”, entidade que acolhia dependentes químicos e que encerrou suas atividades durante a pandemia da Covid-19.

O deputado destacou a dificuldade para manter a ONG ativa, e que dependia, muitas vezes, da boa vontade de parceiros e empresas. “Na época, trabalhando na área administrativa da ONG, eu e meus colegas tentávamos convencer os técnicos da antiga Coelce a não cortar a luz do Instituto, pois não tínhamos dinheiro suficiente para pagar as faturas. Por isso, sei das dificuldades que, em algum momento, as ONGs aqui presentes já enfrentaram”, relatou o deputado.

Foto: Marcos Moura

Amanda Teixeira, responsável pela ONG “Abraçando a Comunidade”, que foi uma das instituições homenageadas, relatou que a entidade ajuda pessoas em situação de rua e famílias em situação de vulnerabilidade social. “Hoje é um dia muito especial para nós e para todos os outros projetos sociais que mudam a vida de muita gente. Dedicamos nossas vidas para servir aos que mais precisam e isso é gratificante”, considerou.

Nathalie Liberato, diretora da ONG “Instituto Maria da Hora”, reforçou que a entidade atua há 52 anos no desenvolvimento social de crianças, adolescentes e famílias carentes. A representante da ONG relatou ainda sobre a dificuldade de manter a entidade sem o incentivo de políticas públicas, e que o Instituto “não vai medir esforços para continuar ajudando os que mais precisam”.

A presidente da ONG “Instituto de Arte e Cidadania do Ceará”, Monalice Araújo, destacou o trabalho realizado pela entidade no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, e em suas adjacências, dando suporte às crianças e adolescentes com atividades voltadas para a educação, arte e cultura. “Agradeço a todos que contribuem diariamente com a nossa ONG e que nos auxiliam a alcançar muitas vezes o inalcançável”, destacou.

Outras 13 ONGs foram homenageadas com certificados durante a solenidade, cujo trabalho é voltado para a adoção de animais, suporte para vítimas de violência doméstica e abusos sexuais, distribuição de marmitas e itens de higiene para pessoas em situação de rua, projetos de dança, esportes, entre outros. 

Também estiveram presentes na mesa da solenidade o pastor Diego Fernandes, coordenador do Terceiro Setor e Assuntos Religiosos da Prefeitura de Fortaleza; Roberta Oliveira, coordenadora da ONG “Projeto Portadores da Alegria”; Nacy Gabriel, coordenadora da ONG “Projeto Enfermagem em Ação” e Anailton de Sousa Fernandes, coordenador da ONG “Instituto Missionário Metamorfose”.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *