Alece homenageia Programa de Educação na Reforma Agrária

Foto: José Leomar

Texto: Divulgação

A Assembleia Legislativa homenageou, nesta segunda-feira (22/05), em sessão solene, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que comemora 25 anos de atividades em 2023. 

Presidida pelo deputado Missias Dias (PT), a solenidade reconheceu a importância do projeto, criado em 1998 com a proposta de levar educação a trabalhadores e trabalhadoras do campo, além de formar profissionais para atuarem em escolas rurais. 

Segundo o parlamentar, durante 25 anos de existência, o Pronera possibilitou o ingresso de mais de 190 mil pessoas na universidade, a partir de parcerias com movimentos sociais e instituições de ensino como Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Deputado Missias Dias (PT) fala durante solene /  Foto: José Leomar

“Esses jovens estão hoje como eu, ocupando espaços do Parlamento ou espalhados pelo interior do Ceará, formando educandos das escolas do campo”, ressaltou Missias Dias. 

O programa também teve papel fundamental na redução dos índices de analfabetismo nas áreas rurais. No entanto, conforme destacou o deputado, dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que cerca de 17% da população do campo ainda não sabe ler nem escrever. 

“A pandemia veio e com certeza esse número hoje é bem maior, por isso o desafio é grande. Ainda precisamos lutar muito para garantir oportunidade”, disse o parlamentar. 

Na solenidade, foram homenageados Maria das Dores Ayres Feitosa de Castro, representante estadual do Pronera; professor José Ernandi Mendes (Uece); professora Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo (UFC); Maria de Jesus dos Santos Gomes (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra); Rosalho da Costa Silva; professora Eliane Dayse Pontes Furtado (UFC); João Paulo Arcelino do Rego (IFCE); Anizia Gomes Ribeiro; Maria Sandra Araújo Bandeira e Maria Aparecida Oliveira. 

Em nome dos agraciados, a professora Eliane Dayse, que atuou na implantação do Pronera no fim da década de 1990, relembrou as dificuldades e o preconceito enfrentados pelos estudantes nos primeiros anos do programa. 

“Estou muito emocionada por esse momento, porque foi muita luta para conseguir implantar o Pronera no Ceará”, frisou Eliane. “Quero agradecer e destacar a importância política desse evento no contexto de hoje no Brasil de ataques políticos aos movimentos sociais”, completou. 

Também estiveram presentes o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Ceará, Erivando Santos, e Keila Lima, representando o MST.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *