Oficinas para jovens movimentam a manhã do último dia de serviços da Itinerante em Icapuí
Foto: Júnior Pio
Texto: Divulgação
Os jovens que visitaram, na manhã desta quarta-feira (24/05), a Feira de Serviços montada na Praça Central Adauto Róseo, de Icapuí, tiveram a oportunidade de participar da oficina Cada Vida Importa, realizada pelo Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência da Alece. O presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, deputado Davi de Raimundão (MDB), destacou a importância de o comitê chegar à região leste do Estado.
“É importante destacar a rede de atendimentos de combate e prevenção à violência em todas as fases e gêneros, por isso o Governo do Ceará tem investido na criação de lugares em defesa das mulheres, crianças, jovens e de combate à discriminação racial, religiosa e por orientação sexual. Sendo assim, a responsabilidade do comitê é ouvir e transformar em dados para que o poder público possa agir de maneira eficiente no combate a essa problemática”, ressalta.
Na apresentação da oficina, a educadora popular e articuladora comunitária do comitê, Sarah Menezes, abordou um estudo realizado pelo comitê sobre as formas de prevenção à violência. A educadora apresentou aos participantes do encontro um produto que serve de base e apoio ao enfretamento de homicídios contras jovens, a Caixa de Ferramentas.
“Apresentamos o que foi produzido acerca dos problemas e estamos chamando os municípios para mostrar o que pode ser feito na prática. E, através desse produto, o município irá fortalecer políticas públicas nas esferas de educação, esporte e assistência social, para que os jovens participem e reconheçam o valor das suas vidas. Afinal, cada vida importa”, disse.
Para a secretária da pasta de Assistência Social de Icapuí, Aparecida Alcântara, o evento foi enriquecedor e trouxe uma temática importante para o município, principalmente pelo número crescente de violência contra os jovens que o local vem enfrentando. Ela acrescenta ainda que é um tema complexo e que os governantes municipais precisam se apropriar dele.
“Esse momento foi histórico para nossa cidade. É uma pena que seja a primeira vez em que um tema de tanta importância e relevância para todos os moradores desta região chegue, para que o município se organize e se articule para discutir políticas públicas de enfrentamento a essa problemática”, acrescenta.
O professor Diego de Carvalho, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime da Cunha Rebouças, avaliou como positiva e enriquecedora a discussão e participação na oficina. Segundo ele, a temática é muito importante, principalmente para quem trabalha com adolescentes.
“É preciso levar aos jovens essas questões violentas da nossa situação vivenciadas no dia a dia, para saber como iremos lidar futuramente. Por isso, esse debate é fundamental para pensar em mais políticas públicas desenvolvidas, principalmente nas escolas, que é onde o jovem está inserido”, atesta.
Estiveram presentes na oficina representantes dos CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, assistentes sociais, educadores e alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime da Cunha Rebouças, todos do município de Icapuí.
MEIO AMBIENTE
Em outro momento, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) realizou encontro com agentes jovens ambientais (AJA) com o tema “Educação ambiental e coleta seletiva”. O facilitador da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sema, Genário Azevedo, que ministrou a palestra, explicou que estamos vivenciando uma “emergência climática” e que, se os jovens não agirem agora, certamente teremos problemas climáticos irreversíveis.
“Icapuí já vive um processo de emergência climática através do avanço do mar e das temperaturas elevadas, acima do normal, por isso é preciso parar com esse processo. Nesse sentindo, a coleta seletiva, aproveitamento e utilização do material orgânico são uma saída para o município, basta apenas que a sociedade se conscientize que o meio ambiente é de todos”, ressalta.
De acordo com o coordenador do AJA da Região Leste, Antônio Abelardo Diógenes Ribeiro, a participação dos jovens nessa ação é uma ótima oportunidade para mostrar a importância do trabalho dos agentes ambientais junto à sociedade de Icapuí e toda a região.
“Precisamos estimular, cada vez mais, a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente”, destaca.
O professor Antônio José, da Escola de Ensino Fundamental Professora Joana Marques Bezerra, trouxe os alunos do 9°ano para participarem do encontro por entender que a juventude precisa estar ciente de todos os problemas ambientais para, no futuro, ser um agente transformador do meio ambiente.
“Essa é uma oportunidade ímpar para os alunos se informarem e aprofundarem no tema para serem protagonistas na preservação ambiental, tornando-os cidadãos mais conscientes”, finaliza.
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br