Atuação das comunidades terapêuticas do Estado é reconhecida em solenidade
Foto: Máximo Moura
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (07/08), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para homenagear as comunidades terapêuticas do Estado. A solenidade atendeu a requerimento da deputada Dra. Silvana (PL), subscrito pelos deputados Almir Bié (Progressistas) e Firmo Camurça (União).
As comunidades terapêuticas são importantes locais promotores de saúde mental, física e espiritual, que possuem como objetivo o tratamento para dependentes químicos e alcoolistas. São abordagens multidisciplinares e individualizadas, desenvolvidas para fornecer suporte psicológico, psiquiátrico e social para uma recuperação e reabilitação completa do cidadão.
De acordo com a deputada Dra. Silvana, a missão das comunidades terapêuticas é fornecer bases sólidas aos pacientes, disponibilizando as ferramentas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ensinando os indivíduos como fazer para lidar melhor com questões psicológicas e sociais. “Para isso, na maioria dessas comunidades, a Bíblia Sagrada é um livro fundamental de leitura e regra de fé, que mostra os princípios para a restauração”, assinalou a parlamentar.
O deputado Sargento Reginauro (União), que participou da solenidade, destacou o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas do Ceará. “Quero parabenizar a todas as iniciativas aqui representadas, nesta noite, que muitas vezes realizam o trabalho que era para ser desempenhado pelo Estado de livrar a juventude do consumo de drogas. Espero que cada uma das comunidades terapêuticas do Ceará consiga convênios com o Governo do Estado para que mantenham suas atividades e com garantia de recursos”, enfatizou o parlamentar.
O deputado federal Jaziel Pereira (PL-CE) parabenizou o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas e salientou que não medirá esforços para direcionar recursos federais para manter em atividade cada uma das iniciativas.
“Me coloco à disposição de vocês e vamos até o Congresso Nacional dizer que o Governo do Estado precisa ter um canal que a gente possa direcionar recursos diretamente para essas comunidades, porque vocês precisam e realizam um trabalho de excelência. Vocês terão uma voz e um agente que terá esse compromisso de captar recursos para beneficiar a maior quantidade possível de comunidades terapêuticas do nosso Estado”, pontuou.
Armando Bispo, pastor da Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC), destacou que os membros das comunidades terapêuticas “fazem o bem sem ter um olhar seletivo e são verdadeiros mensageiros do Senhor, por acolherem e oferecerem todo suporte para pessoas discriminadas pela sociedade”, salientou.
O vice-presidente da Associação Cearense de Comunidades Terapêuticas, Marco Túlio Alves Siqueira, afirmou que as unidades do Ceará atuam há mais de seis décadas, realizando um trabalho de acolhimento e reinserção social voltado às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Realizamos o acolhimento de maneira voluntária e transitória daquelas pessoas que estão em situação difícil, mas que possuem família, que deixaram seus trabalhos, que pararam de estudar, que estão com problemas na Justiça, problemas com drogas, mas que desejam, acima de tudo, ser ajudadas. As comunidades terapêuticas acolhem esses indivíduos e desenvolvem atividades que visam a profissionalização e reinserção social de cada um dos beneficiados”, assinalou.
Na ocasião, 15 comunidades terapêuticas com atuação em todo o estado do Ceará foram homenageadas com certificados.
Compuseram ainda a mesa da solenidade Claudeir Ferreira Zanholo (pastor Tito), presidente da Associação Cearense das Comunidades Terapêuticas; Gláucio Luciano, representante do relacionamento institucional da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); e Salomão Liberato Júnior, pastor da Assembleia de Deus Zona Sul.
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br