Retomada do Pacto pelo Pecém conta com apoio do Conselho de Altos Estudos

Lançamento do Pacto Pelo Pecém, em maio de 2012 Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do seu Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, fornecerá apoio técnico à Unidade Gestora do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) na retomada do Pacto pelo Pecém, anunciado na última terça-feira (25/08), durante evento realizado no Instituto Federal do Ceará – Campus Pecém. 

Dentre as autoridades que assinaram o documento estão o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT); o governador do Ceará, Elmano de Freitas; os prefeitos das cidades de Caucaia, Vitor Valim, e de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles; o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo, e o idealizador do pacto e ex-secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Eudoro Santana.

A secretária executiva do conselho, Luíza Martins, avalia que esse novo momento é de grande importância para o desenvolvimento sustentável do Ceará. “A Assembleia Legislativa do Ceará é signatária dessa iniciativa, e o Conselho de Altos Estudos estará inteiramente disponível para contribuir com esse novo momento de discussão para o avanço econômico, social e ambiental do Porto do Pecém”, afirma. 

A organização do primeiro momento do pacto se deu entre agosto de 2011 e dezembro de 2014. Idealizado por Eudoro Santana, então secretário executivo do Conselho de Altos Estudos, do qual é fundador, contou com a incorporação da equipe técnica do conselho e de especialistas nas áreas de planejamento regional, desenvolvimento institucional, economia e políticas públicas, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com a participação de instituições públicas e privadas. 

Em abril de 2012, parlamentares e equipe técnica do conselho visitaram o Complexo Industrial e Portuário de Suape, no estado de Pernambuco, e o Polo Petroquímico de Camaçari, no estado da Bahia, com o objetivo de conhecer experiências de concentração industrial desenvolvidas a partir de processos diferenciados, de modo a auxiliar na reflexão sobre os rumos a serem adotados na implantação do CIPP.

Os estudos realizados no período tiveram como resultado alguns relatórios, como “Cenário Atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, que se constituiu em um diagnóstico da situação do CIPP e seu entorno, e “Agenda Estratégica para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, com um conjunto de proposições para os desafios identificados, compromissos assumidos e uma proposta de modelo de governança. É sobre esse último documento que a retomada avaliará o que foi feito e os novos desafios a serem enfrentados.

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *