Procuradoria da Mulher chega nesta segunda-feira em Sobral

Nesta segunda-feira (18/09), às 19 horas, na Câmara Municipal de Sobral, será realizada a inauguração da Procuradoria da Mulher de Sobral, com a presença da procuradora especial da mulher, a deputada Lia Gomes (PDT). Uma das principais funções do órgão é receber, examinar e encaminhar denúncias de violência contra a mulher, garantindo que as denúncias sejam tratadas com a devida seriedade e celeridade que exigem.

Além disso, o órgão busca acolher e atender mulheres vítimas de violência, fornecendo informações sobre seus direitos e oferecendo atendimentos jurídico e psicossocial. O equipamento também  é responsável por promover campanhas educativas e de sensibilização sobre a violência de gênero, tanto para a população em geral como para profissionais da saúde, educação, área jurídica, de segurança pública e demais instituições. Essas campanhas têm o objetivo de combater a discriminação de gênero, disseminar a cultura de respeito e igualdade, encorajar a denúncia e o rompimento do ciclo da violência.

Desde que assumiu a Procuradoria Especial da Mulher, a deputada Lia Gomes inaugurou equipamentos em Tianguá, Camocim, Senador Pompeu, Mombaça, Lavras da Mangabeira, Araripe, Barbalha, Tejuçuoca, Cascavel, Palmácia, Mulungu, Aquiraz, Quixadá, Itapajé, Pacatuba, Acarape, Limoeiro do Norte, Banabuiú, Boa Viagem, Deputado Irapuan Pinheiro, Acopiara, Arneiroz e Aurora. Atualmente, são 94 Procuradorias já implantadas e 29 em implantação, totalizando 123 equipamentos.

Nesta sexta-feira (15/09), a procuradora inaugurou a Procuradoria da Mulher de Bela Cruz. “A gente já viajou por vários municípios do Ceará e eu fico muito feliz com a vereadoras e procuradoras que eu tenho conhecido. Mulheres envolvidas com a causa, informadas e empoderadas. Feliz, também, por encontrar homens, presidentes de Câmaras, prefeitos e vereadores que têm nos dados apoio na abertura desses equipamentos de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, ressaltou Lia.

A parlamentar ressalta ainda a importância dos equipamentos para fortalecer a rede de acolhimento às mulheres vítimas de violência. “A instalação desses equipamentos garante o acolhimento e o encaminhamento de denúncias de violência contra as mulheres, além de atuar com campanhas educativas de prevenção e enfrentamento, tendo em vista que em alguns municípios, a Procuradoria Municipal é o único equipamento voltado para o atendimento especializado às mulheres em situação de violência”, afirma a procuradora.

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *