Alece prestigia pioneirismo do Hospital Geral Dr. César Cals em sessão solene
– Foto: Marcos Moura
O pioneirismo e o papel desempenhado na saúde cearense pelo Hospital Geral Dr. César Cals foi celebrado durante sessão solene em comemoração aos 95 anos de sua fundação, realizada na noite desta segunda-feira (23/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Para o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), propositor da solenidade, “a história da instituição se confunde com a da medicina cearense, e, por isso, a data não pode passar em branco”.
O parlamentar lembrou momentos marcantes da história do hospital, e reforçou sua importância: “Por lá passaram médicos como Ossian Aguiar, Milton Gonçalves, Pontes Neto e outros importantes nomes que edificaram a medicina do Ceará, muitos deles responsáveis por ações pioneiras que marcaram sua história”, disse.
Entre essas “ações” marcantes, Leonardo Pinheiro destacou a primeira cirurgia cardíaca e primeira colecistectomia, procedimentos que tornaram o equipamento reconhecido nacionalmente.
O diretor-geral do hospital, Adriano Veras, também pontuou a qualidade dos serviços e atendimentos prestados, e destacou a qualidade dos profissionais que compõem o quadro de funcionários. “São profissionais comprometidos com seu aperfeiçoamento e no bom acolhimento, e é essa atitude que torna o Hospital Geral Dr. César Cals um hospital diferenciado em nível regional”, avaliou.
A possibilidade de transferência dos serviços oferecidos pelo hospital para o novo Hospital Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), também foi discutida durante a noite. O ginecologista Eliezer Arrais César Filho, um dos homenageados da cerimônia, propôs que o novo hospital fosse equipado como complemento ou suporte ao Hospital Geral.
“Não é benefício para a população que sejamos esquecidos, além de ser um desprestígio para os profissionais que atuam atualmente, e principalmente para aqueles que já passaram pelo Dr. César Cals e o tornaram o que ele é: um hospital de excelência reconhecido nacionalmente pelo seu pioneirismo e produção de conhecimento”, disse. Ele propôs, ainda, que o deputado Leonardo Pinheiro apresentasse a proposta como projeto para apreciação na Alece.
Além de Eliezer Arrais, outros dez profissionais foram homenageados durante a solenidade, entre médicos, cirurgiões, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros.
A solenidade contou com a presença do assessor da Superintendência da Secretaria de Saúde do Estado, Severino Ferreira Alexandre; Lucíola Campos Lavor, diretora médica do Hospital César Cals; Francisco Paulo Prado, diretor técnico do Hospital César Cals; e Silvio Furtado, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará e ex-diretor do Hospital César Cals.
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br