Profissionais se reúnem para discutir assistência a vítimas de violência em encontro
Por ALECE
No dia 1º de dezembro, das 8h às 17h, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV), da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e do Escritório Frei Tito de Alencar (EFTA), realizará o 2º Encontro Cuidando em Rede: Saberes e Práticas na Atenção às Famílias de Vítimas de Homicídios no Ceará. O evento ocorrerá no auditório do Anexo III da Alece e é direcionado a profissionais dos serviços que atuam diretamente com vítimas de violência.
O objetivo deste encontro é estabelecer um fluxo de atendimento às vítimas de violência e definir diretrizes para uma política estadual de atenção integral às vítimas da violência armada no Ceará. Para a atividade, foi enviado previamente aos equipamentos um questionário para diagnóstico do perfil dos serviços, das equipes envolvidas e dos fluxos dos atendimentos das vítimas e familiares.
“Antes do encontro, a partir do questionário, queremos compreender como está o funcionamento dos serviços que atendem vítimas de violência. No dia 1º de dezembro, a ideia é que analisemos os diagnósticos, para já discutir um fluxo mais apropriado. Ainda, vamos ter a oportunidade de analisar estudos de caso, para vermos como se dá, na prática, esses encaminhamentos”, explica o coordenador do CPCV, Thiago de Holanda.
A iniciativa reforçará o fortalecimento do trabalho em rede no atendimento a famílias junto a entidades e instituições, e produzirá diretrizes para formação e formulação de políticas públicas para a redução das vulnerabilidades sofridas por famílias em decorrência da violência armada. Para a coordenadora do EFTA, Patrícia Gomes, o encontro é necessário para otimizar o trabalho das instituições e evitar a revitimização deste público.
“É de grande importância a articulação e o fortalecimento das redes e serviços de proteção e garantia de direitos. Muito tem sido feito nos diversos campos de atuação, mas persiste o desafio de integrar as ações e pensar estratégias para potencializar as atuações em conjunto”, destaca o coordenador da CDHC, Higor Rodrigues.
ATUALIZAÇÃO DA REDE
A partir de 2019, surgiram serviços especializados na assistência às vítimas de violência no Ceará. O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Nuavv) do Ministério Público do Ceará, o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV) da Universidade de Fortaleza (Navv) e o Centro de Atendimento a Vítimas de Violência do Fórum Clóvis Beviláqua são exemplos desses novos equipamentos.
“Por conta disso, estamos organizando esse fluxo para pensar uma grande formação a todos os profissionais que atuam nesses serviços, para, a partir disso, pensar uma política estadual de atenção às vítimas de violência no Ceará”, acrescenta Thiago de Holanda.
A realização do 2º Encontro Cuidando em Rede ocorre em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (Sedih), a Defensoria Pública do Ceará e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca).
SERVIÇO: 2º Encontro Cuidando em Rede: Saberes e Práticas na Atenção às Famílias de Vítimas de Homicídios no Ceará
Onde: Auditório do Anexo III da Alece (2º andar)
Endereço: Avenida Pontes Vieira, 2300
Horá rio: 8h às 17h
Da Redação/Com Assessoria
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br