Conexão Assembleia aborda importância de cuidar da saúde auditiva e vocal
Por Vandecy Dourado
Fonoaudióloga Socorro Timbó – Foto: Bia Medeiros
O Conexão Assembleia, programa da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (04/12), a fonoaudióloga Socorro Timbó. Em entrevista à jornalista Ian Gomes, ela falou sobre formas de prevenção, habilitação e reabilitação da audição e da voz, bem como apresentou mitos, dicas e exercícios que podem ser feitos para cuidar da voz.
Orientadora da célula de fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e coordenadora de projetos no Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Socorro Timbó iniciou a conversa destacando os avanços na área da fonoaudiologia ao longo dos anos, principalmente na prevenção de problemas em recém-nascidos, como a realização da triagem auditiva neonatal, mais conhecido como o teste da orelhinha.
“Isso (o exame) foi um avanço e um ganho muito grande dentro da fonoaudiologia, principalmente na área neonatal, dos bebês. Hoje o bebê que nasce já tem que fazer o teste da orelhinha. Ele é um exame que pode perceber como está a integridade auditiva do bebê”, revelou. Segundo enfatizou, o exame contribui muito para descartar perdas auditivas nos primeiros momentos de vida do recém-nascido.
Socorro Timbó também abordou alguns mitos criados em relação ao consumo de bebidas quentes ou geladas, bem como da ingestão de frutas que podem impactar positiva ou negativamente a voz. “Não é um alimento que vai estar lhe prejudicando, mas é a consequência dele naquela situação que você está”, disse, aconselhando que as pessoas que trabalham diretamente com a voz tomem água natural.
Sobre as frutas, a fonoaudióloga citou a maçã como “extremamente saudável e adstringente”, que age na limpeza das cordas vocais, com a produção de saliva, e atua como exercício de articulação por meio do processo de mastigação. Ela apontou que a maçã deve ser ingerida antes de uma apresentação, por exemplo, pois é uma aliada da voz. A profissional mencionou ainda castanha, damasco e outras frutas secas, que ajudam a saciar a fome e contribuem para exercitar a tessitura vocal.
/ Foto: Bia Medeiros
Durante a entrevista, ela apresentou algumas dicas de como exercitar a voz no dia a dia. “As nossas pregas vocais, que são duas, são músculos bem finos, e esses músculos, por serem delicados, precisam de exercícios também delicados. Não pode ser nada forçado, é preciso fazer isso com um trabalho de rotina”, comenta.
SALA DE AUDIOLOGIA
Socorro destacou ainda uma novidade que irá somar aos demais serviços disponibilizados pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece. No próximo dia 9 de dezembro, é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo. Para celebrar a data, o DSAS vai inaugurar, na sexta-feira (08/12), a partir das 10h30, a Sala de Audiologia, que permitirá a realização de exames auditivos a servidores da Casa do Povo e população do entorno.
O novo espaço, segundo Socorro Timbó, é fruto de um esforço da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que foi pioneira no tratamento de reabilitação de crianças com deficiência auditiva e na triagem ocupacional em ambientes de trabalho, como as fábricas.
Para acompanhar e aprender os exercícios ensinados pela profissional, você pode assistir a entrevista completa, clicando neste link no YouTube.
Socorro Timbó é fonoaudióloga clínica e educacional, psicopedagoga, mestranda em Educação pela Universidade de Lisboa, docente da MRH e da Escola de Palestrantes do Ceará, terapeuta centrada no Ser, formada na Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP).
Com produção de Kássia Braga, o Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Edição: Adriana Thomasi
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br