Curso de Educação Financeira aprofunda formação de empreendedores do bairro Curió

Rafaela Leite – Ascom SPS – Texto
Beatriz Souza – Foto

Ofertada no Complexo Mais Infância Curió, a formação visa atender beneficiários que já participaram de cursos de capacitação e empreendedorismo na unidade

Os desafios de abrir um novo negócio vão além de definir e comercializar o seu produto. Para o sucesso de um empreendimento, é necessário, antes de tudo, organização financeira. Para auxiliar pequenos empreendedores nessa jornada, o Complexo Social Mais Infância do bairro Curió está ofertando aula de Educação Financeira. Com foco na organização financeira, consumo, investimento e reservas, o curso funciona como uma formação continuada, para pessoas que já participaram de capacitações e cursos de empreendedorismo, no Complexo.

Integrante da primeira turma, Laura Cavalcante (16) conta que começou a empreender desde cedo, atuando na área da beleza. “Eu sou maquiadora e tenho algumas clientes. Pretendo ter a minha empresa de maquiagem, talvez futuramente um estúdio, e acredito que o curso de Educação Financeira vai me ajudar muito a planejar o meu futuro, a planejar os meus gastos e entender como que eu tenho que gastar com cada área da minha vida”, reflete.

Instrutor da área de Inclusão Digital e Educação Financeira na unidade do Curió, Thyago Kelvyn explica que a ideia do curso é instruir sobre a área de finanças, partindo do pessoal até o profissional. “Muitas vezes as pessoas têm muitos planos mas não colocam no papel, não têm um direcionamento, e o curso vem para organizar essa área da vida da pessoa, depois da família e, quando eles têm uma base já de conhecimento, eles passam a estudar um pouco de organização empresarial”, relata.

As aulas acontecem nas terças e quintas, das 18h às 20h. Durante a formação, os alunos veem conceitos sobre psicologia, neuromarketing e empreendedorismo. As atividades são realizadas por meio de dinâmicas em grupo, para trabalhar qualidades, defeitos, planejamento a curto e a longo prazo. O curso é ofertado para jovens e adultos, a partir dos 15 anos de idade, e tem carga horária total de 40 horas/aula.

Coordenadora do Complexo Curió, Liana Santiago destaca que a comunidade do bairro tem um perfil empreendedor. “É uma comunidade de pessoas que tem vários talentos, seja no artesanato, pessoas feirantes, pessoas que gostam de empreender na área da beleza, na área da gastronomia. Então, eles tinham esse conhecimento prático, e o curso de Educação Financeira agora vem proporcionar esse conhecimento mais técnico para a comunidade”, pondera.

É o caso da boleira Antônia Oliveira (68), que empreende de maneira informal, produzindo bolos e empadas e itens de confeitaria em casa, mas que planeja iniciar o próprio negócio. “Depois que eu conheci o Complexo, acho que já tem uns dois ou três meses, eu tenho aprendido muito, eu já fiz curso de panetone, curso de introdução à informática e agora estou no de planilha e educação financeira”, afirma.

Ela conta que a formação já está ajudando na sua organização. “Eu era muito mais desordenada com dinheiro, gastava mais do que ganhava e, agora, vendo essa matéria, estou aprendendo muito mais, está sendo muito promissor”, completa.

Sobre o Complexo

Inaugurado em dezembro de 2022, o Complexo Social Mais Infância do Curió é um dos quatro Complexos presentes no Ceará, gerido pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O equipamento oferta atividades lúdicas, esportivas, culturais e de lazer, além de qualificação profissional para as comunidades do entorno.

Fonte da matéria:https://www.ceara.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *