Cabeceira entrevista o jornalista e escritor Eliézer Rodrigues

Por Lincoln Vieira

O programa Cabeceira, da TV Assembleia (Canal 31.1), entrevista, nesta terça-feira (20/02), a partir das 19h, o jornalista e escritor Eliézer Rodrigues. Ele é autor do “Castelo do Plácido – Apogeu e Destruição 50 Anos depois”, que será lançado no próximo sábado (24/02), às 11h, no Passeio Público, em Fortaleza. 

O livro conta a história de um dos imóveis mais imponentes da cidade, relata a história do casal, lembra Fortaleza na primeira metade do século XX, com informações sobre a sociedade do período, e a atuação de Plácido de Carvalho no mercado cearense. 

Considerada uma das maiores referências arquitetônicas do Ceará, a residência foi construída pelo engenheiro João Sabóia Barbosa na década de 1920, como presente do comerciante e industrial Plácido de Carvalho para a esposa, Pierina Rossi. Localizada no bairro Aldeota, área onde hoje funciona a Central de Artesanato, na Praça Luiza Távora, a residência foi vendida em 1974 ao grupo Romcy e demolida.

Eliézer Rodrigues, que é servidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 7ª Região), iniciou a pesquisa sobre preservação do patrimônio público ainda na década de 1980, quando atuou como repórter e editor do segundo caderno do jornal O Povo. Tem três livros escritos: “A Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade” (2019); “Osmundo Pontes, 100 anos – Entre a Toga e a Crônica” (2020); e “Praça José de Alencar – Tempos e Viventes” (2022).
Cabeceira é produzido e apresentado por Rosanni Guerra, com a coordenação de Luciano Augusto e edição de Samuel Frota e imagens de Nilson Filho. Objetiva discutir e divulgar obras literárias, proporcionando ao público um espaço para conhecer novos autores e suas contribuições ao universo da literatura. Após a exibição na TV, o programa estará disponível no Youtube da TV Assembleia.

Edição: Adriana Thomasi

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *