Alece celebra os 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
Por Lincoln Vieira
– Arte: Site do PT
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra, em sessão solene, no Plenário 13 de Maio, na sexta-feira (15/03), a partir das 17h, os 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A solenidade atende requerimento do deputado Missias Dias (PT).
O parlamentar argumenta que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos maiores do gênero no mundo. Segundo ele, mais de 400 mil famílias assentadas participam do grupo que luta por terra, reforma agrária e transformações sociais.
“Completar 40 anos para nós é um momento de orgulho. Infelizmente, na história do Brasil nenhum movimento camponês durou 40 anos, pois as estruturas de poder esmagaram aqueles que sonharam em ter terra, trabalho e dignidade no campo. Parabenizo aos que fazem parte do MST, em especial, a aos amigos e amigas solidários a nossa luta até os dias atuais”, assinalou.
O deputado lembrou ainda o surgimento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Brasil. Conforme assinalou, o grupo nasceu em 1984 em Cascavel, no Paraná, em um encontro nacional com um colegiado de trabalhadores. Na oportunidade, criou a base para a formação do MST. “Dali decidiram fundar um movimento camponês e popular que ficaria conhecido não apenas pelos brasileiros, mas também mundialmente”, salientou.
Edição: Adriana Thomasi
Fonte da matéria: Assembleia Legislativa do Ceara