Startup cearense desenvolve solução para monitorar e diminuir perdas em termolábeis

Ascom Secitece – Texto e Foto

Alkari Tecnologia opera dispositivo que notifica e alerta em caso de queda de energia

A Alkari Tecnologia, que participa do programa Corredores Digitais, hub de inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), está desenvolvendo um dispositivo capaz de monitorar em tempo real as temperaturas de câmaras refrigeradas.

Com potencial de reduzir em até 99% as perdas em termolábeis, a solução utiliza um sistema que alerta caso haja variação de temperatura fora da faixa estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atualmente entre 2º e 8º C, ou caso a porta do ambiente refrigerado fique aberta por um maior período de tempo.

As substâncias termolábeis são produtos sensíveis a grandes variações de temperatura, que devem ser armazenados de acordo com a faixa de temperatura informada pela indústria farmacêutica. Através do monitoramento desenvolvido pela Alkari Tecnologia, o sistema manterá informações precisas sobre a preservação das substâncias em tempo real.

No programa Corredores Digitais, a Alkari Tecnologia integra a Jornada Bora Crescer, voltada para empreendedores com um produto mínimo viável pronto para ser lançado ou um produto/serviço que já esteja em operação com os primeiros clientes.

Início da solução

A startup foi fundada em 2018 no município de Acaraú, a 233 km de Fortaleza, pelo engenheiro de produção Carlos Henrique Alves e pela acadêmica de medicina veterinária Mary Lorena Cunha.

A ideia de criar esse sistema surgiu após os fundadores analisarem que o processo de monitoramento de termolábeis em clínicas e hospitais ainda era feito de forma manual, abrindo margens para erros e riscos à saúde dos pacientes.

Segundo Mary Lorena Cunha, uma das desenvolvedoras, todos os dispositivos possuem fácil instalação, sem a necessidade de técnico ou engenheiro eletricista para o serviço. “O objetivo é facilitar a gestão dos serviços para termolábeis, reduzindo prejuízos financeiros e facilitando o recebimento de relatórios com dados necessários para auditorias e melhorias dos serviços”, destaca.

Como funciona

O sistema irá monitorar temperaturas máximas e mínimas, umidade relativa do ambiente e envia notificação em caso de queda de energia ou arrombamentos, coleta e envia dados a cada cinco minutos para o Cloud Alkari, dispositivo que armazena dados e que pode ser acessado pelo contratante de qualquer computador, smartphone ou via App.

Inicialmente, a Alkari Tecnologia pretende atender o mercado da saúde, contemplando farmácias, hospitais, clínicas e laboratórios. Posteriormente, a iniciativa deve expandir a solução para supermercados, frigoríficos, restaurantes e empresas logísticas.

O próximo passo para a startup é concluir a validação do sistema e lançar no mercado.

Sobre o Corredores Digitais

Hub de Inovação do Governo do Ceará realizado pela Secitece, o programa desenvolve negócios do começo à geração de resultados. Apoia empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levando conteúdo atualizado, além de possibilitar conexões. Oferece acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking. Com o projeto Futuros Líderes da Inovação, em parceria com a Seduc, o Corredores Digitais também investe no fomento dos próximos agentes de inovação cearenses, por meio da formação de professores do ensino médio, tornando-os aptos a ministrarem uma disciplina de Gestão de Startups nas escolas profissionalizantes do Estado.

Bora Crescer

As startups que integram a Jornada Bora Crescer recebem apoio para impulsionar o negócio, aprimorando a estrutura de marketing e vendas e escalando a operação. Para participar da Jornada, é necessário que as startups cumpram alguns pré-requisitos, como: ser uma startup em pré-operação ou operação – ou seja, possuir um mínimo produto viável pronto para ser lançado no mercado ou um produto/serviço com os primeiros clientes; possuir parte dos membros da equipe residentes no Ceará; ser composta por, no mínimo, dois a três sócios com, no mínimo, 18 anos de idade.

Fonte: governo do estado do ceará

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *