Jovens do Primeiro Passo iniciam estágio em espaços da Secretaria da Proteção Social

Carolina Parente – Ascom SPS – Texto
Mariana Parente – SPS – Fotos

Cinquenta alunos de escolas públicas de Fortaleza começaram suas atividades como estagiários na Secretaria da Proteção Social (SPS), dentro do programa Primeiro Passo. O projeto, que visa a inclusão social e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, proporciona uma bolsa remunerada de R$ 525 mensais durante um semestre.

Os estagiários, todos estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio, com idades entre 16 e 21 anos, estão distribuídos em diversos setores SPS, seja na sede ou em equipamentos da pasta. Um desses jovens é Kauã Gabriel, de 16 anos, que soube do programa por meio de terceiros. O estudante já havia participado de cursos profissionalizantes realizados pela SPS no Poço da Draga, onde mora, e decidiu se tornar um Jovem Estagiário para se capacitar ainda mais para o mercado de trabalho, pois em um ano e meio concluirá a escola.

“Espero aprender a lidar com documentos e planilhas para poder ajudar meus colegas do Núcleo de Iniciação Profissional (NIP), onde vou estagiar por seis meses. Além disso, acredito que a bolsa vai me permitir investir na minha formação e ganhar mais independência financeira”, afirma Kauã.

Patrick da Silva, gerente do programa Primeiro Passo, começou sua trajetória como jovem estagiário. Ele compartilha que sua experiência no estágio foi crucial para entender o funcionamento do mundo do trabalho e aprender a se comportar de maneira profissional. Segundo Patrick, o estágio o ajudou a desenvolver habilidades práticas e comportamentais que foram fundamentais para sua carreira.

“Iniciei minha carreira profissional através deste projeto, que foi crucial para eu trilhar o caminho rumo a uma vida melhor. Gostei tanto, que hoje sou colaborador da Secretaria. O programa Jovem Estagiário do Primeiro Passo oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho”, pontua.

O programa Primeiro Passo funciona como um agente de integração, direcionando esses jovens para oportunidades de estágio em instituições públicas e privadas. O processo começa com oficinas preparatórias voltadas para o mercado de trabalho, seguidas de encaminhamentos para empresas onde os estudantes são acompanhados em suas atividades práticas.

Fidelysom José (16), do bairro Granja Lisboa, compartilha as expectativas com o colega Kauã. Ele foi orientado pela mãe que se inscrevesse no programa e começou o estágio na Assessoria Jurídica da Secretaria da Proteção Social. “Tenho grandes expectativas de aprendizado, além de planos para fazer com esse dinheiro, que pode me ajudar com várias coisas no dia a dia”, comenta.

Além da bolsa, os jovens têm acesso a fardamento e auxílio transporte, sem restrições quanto à localidade de residência. Eles têm recesso remunerado de 30 dias, idealmente programado durante o período de férias escolares. Durante semanas de avaliações, a carga horária de estágio pode ser reduzida pela metade, e medidas de proteção são estabelecidas para evitar desvios de função ou envolvimento em atividades consideradas perigosas.

Na sede da Secretaria, os estagiários desempenharão suas funções em áreas como Recursos Humanos, Coordenadoria de Inclusão Social, Núcleo de Iniciação Profissional, Gabinete, Controle Interno, Programa de Apoio às Reformas Sociais e Assessoria Jurídica. Além disso, atuarão em Complexos Sociais Mais Infância, Centros Comunitários e Centro de Referência sobre Drogas.

Fonte: Governo do estado do Ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *