Sefaz-CE e TCE-CE firmam Acordo de Cooperação Técnica
Hannah Freitas – Ascom Sefaz – Texto
Layla Galvão – Sefaz – Fotos
Parceria prevê a execução de um plano de trabalho dentro dos próximos 12 meses
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), assinaram, nessa segunda-feira (24/6), um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a oferta compartilhada de cursos, a realização de fóruns e trilhas de aprendizagem.
“Eu acredito muito na educação”, compartilhou o titular do Fisco Estadual, Fabrízio Gomes, ao iniciar seu discurso. Na visão do gestor, a aproximação entre as duas instituições possibilita o fortalecimento do corpo técnico dos servidores e colaboradores que compõem os órgãos públicos, refletindo diretamente no serviço prestado à sociedade. “A gente está à disposição para aperfeiçoar cada vez mais a gestão pública no estado do Ceará”, declarou.
O presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, reforçou o compromisso de ambas as partes em desenvolver temáticas educacionais, com possibilidade de ampliação para o cenário nacional, para que estejam de forma ainda mais efetiva na vida dos cidadãos e cidadãs cearenses. Para ele, as discussões geradas a partir dessa relação também devem integrar grupos de trabalho e fóruns de debate. “A educação e a cooperação são duas coisas importantíssimas que movem a humanidade. […] Os desafios são enormes, a gente precisa cooperar, se unir e trocar ideias.”
Colaboração interinstitucional
O Acordo de Cooperação Técnica consiste em ofertar cursos presenciais, a distância e híbridos; realizar fóruns de discussão sobre reforma fiscal, regime tributário, nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, políticas de inovação e sustentabilidade e outros temas de interesse comum; além de elaborar trilhas de aprendizagem com conteúdos relevantes e articulados com as missões institucionais, a fim de divulgar conhecimento, a formação para a cidadania, a educação fiscal, o controle social das contas públicas e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
Pela Sefaz-CE, também estiveram presentes o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Guilherme França; a coordenadora Administrativo Financeira (Coafi), Jayna Nobre; o orientador da Célula de Compras e Contratos (Cecoc), Thiago de Morais; e a colaboradora Priscila Bertin.
Disciplinas eletivas
Tanto a Sefaz-CE quanto o TCE-CE oferecem disciplinas eletivas. A Educação Fiscal e a Cidadania e Controle Social das Contas Públicas, respectivamente, compõem a grade curricular das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) do estado do Ceará.
Fonte: Governo do estado do Ceara