Parque Ecológico do Passaré registra mais de 19 mil visitas desde a reabertura

Com requalificação entregue em abril, o novo espaço de lazer vem sendo amplamente procurado para atividades ao ar livre

Foto- Alex Costa

O espaço zoobotânico abriga o Horto Florestal Falconete Fialho, a Lagoa do Passaré e o Zoológico Municipal Sargento Prata

O Parque Ecológico do Passaré, cuja reabertura completa um mês nste sábado (14/05), vem atraindo os fortalezenses de todos os cantos da cidade. Até a última quarta-feira (11/05), o local registrou mais de 19.189 visitantes. A área verde de lazer é amplamente procurada pelas famílias para atividades espontâneas e diversificadas como piqueniques, caminhadas e prática de esportes ao ar livre.

O espaço zoobotânico abriga o Horto Florestal Falconete Fialho, a Lagoa do Passaré e o Zoológico Municipal Sargento Prata. Esses locais foram incorporados por meio do cercamento total do complexo com gradis, passando de 11,4 para mais de 30 hectares, ou 291 mil m² de área, conforme detalha o superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), Ronaldo Nogueira.

Ele detalha que a reestruturação do Parque atualmente segue pelo lado da Lagoa do Passaré, que passa a ser definitivamente incorporada ao equipamento, assim como o plantio de espécies de vegetação nativa. “Este equipamento é um viveiro que supre a demanda de plantação e doações de mudas de todo município, importante não apenas pela quantidade de mudas mas também de espécies que temos, principalmente nativas, que são frutíferas, ornamentais, e medicinais”, explicou Nogueira.

O equipamento também tem 12 mil m² de passeios em piso intertravado, equivalente a 3 km de extensão, semelhante ao comprimento de toda a orla da Av. Beira-Mar. Além disso, conta com equipamentos como Areninha, Academia ao Ar Livre, dois estacionamentos internos com capacidade para cerca de 200 veículos nas duas entradas de acesso ao parque, bem como novos mobiliários urbanos, jardins com paisagismo e iluminação.

Saiba mais

A intervenção do Parque Ecológico do Passaré tem como objetivo preservar o patrimônio natural da área, conforme estabelecido na Lei 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). As obras, executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), foram orçadas em cerca de R$ 4 milhões.

Serviço
Parque Ecológico do Passaré
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horário: 9h às 16h
Endereço: Av. Prudente Brasil, 685 – Passaré
Acesso gratuito

Fonte:https://www.fortaleza.ce.gov.br/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *