Guarda-vidas do CBMCE já salvaram 351 vidas de afogamentos em 2024

Ascom CBMCE – Texto e Foto

Durante a Operação Férias, o Corpo de Bombeiros realizou 73 resgates de banhistas

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) salvaram 351 pessoas de afogamentos entre janeiro e julho de 2024. O mês de janeiro destacou-se pelo maior número de resgates, impulsionado pelo aumento de banhistas durante o período de alta estação.

Em janeiro, o maior número de salvamentos ocorreu na Praia do Futuro, em Fortaleza, onde a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo resgatou 119 banhistas. No mês de julho, também devido à alta estação, o CBMCE registrou o segundo maior número de resgates em 2024, com 69 salvamentos na Praia do Futuro e quatro em Caucaia.

Comparando os dados, houve uma redução de 3,95% no número de resgates em 2024 em relação ao mesmo período de 2023, quando 73 vidas foram salvas. Isso indica que os banhistas estão sendo bem orientados e que o monitoramento dos guarda-vidas permanece intenso.

Salvamento

O CBMCE orienta os banhistas a tomarem banho próximo aos postos de guarda-vidas sinalizados nas praias, bem como se informar se a área é própria para a atividade. Caso o banhista perceba que entrou em uma área de correnteza, e não conseguir sair dela, a vítima deve buscar manter a calma e pedir socorro.

Caso você não possua treinamento em salvamento aquático, jamais entre na água para salvar uma vítima. Ao se deparar com uma situação de afogamento, ligue 193 imediatamente. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia e sete dias por semana.

Atenção redobrada

Na praia, o CBMCE alerta que os cuidados devem ser redobrados com as crianças. Os pais ou responsáveis não devem perdê-los de vista. As correntes de retorno são as principais causadoras de afogamentos no mar e aparecem em locais rasos. A tranquilidade das águas escuras, com pouca ou nenhuma onda, são capazes de enganar facilmente.

Além disso, todas as orientações válidas para os adultos também se aplicam a elas, com um acréscimo importante: a supervisão de um responsável deve ser permanente e a uma distância máxima de um braço.

Fonte: Governo do estado do Ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *