Setembro Amarelo é tema do Mulheres no Parlamento desta quinta
Por ALECE
Nesta quinta-feira (12/09), o programa Mulheres no Parlamento, da Alece TV (canal 31.1), entrevista a psiquiatra e psicóloga Raquel Maranha para falar sobre a campanha Setembro Amarelo e a mobilização nacional de prevenção ao suicídio. A atração inicia às 20h30 e posteriormente é disponibilizada no canal do YouTube da emissora.
Durante a conversa, a convidada detalha temas como tratamento, acolhimento e prevenção de problemas de saúde mental que podem acarretar suicídio. A importância da busca por acompanhamento médico e da identificação de sinais também são assuntos abordados por Raquel no programa.
No ano de 2015, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), criou a campanha Setembro Amarelo. Órgãos e entidades, ao longo do mês, mobilizam-se em prol dos cuidados com a saúde mental. Neste ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
Os números no mundo são alarmantes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, no intervalo de um ano, ocorrem 16 milhões de tentativas de suicídio ao redor da Terra. No Brasil, por sua vez, uma pessoa morre a cada 45 minutos por essa causa e, para cada morte, há outras 20 tentativas.
O programa Mulheres no Parlamento é apresentado e produzido por Silvana Ximenes Frota, com edição de Samuel Frota e apoio do estúdio de César Ceppi e Erick Campelo. O programa é reprisado aos domingos, às 18h, e também vai ao ar na rádio Alece FM (96,7 MHz) às segundas-feiras, às 22h.
Autor: Guilherme de Andrade/com assessoria
Fonte: Assembleia legislativa do ceara