Prefeitura de Fortaleza participa de encontros nacionais sobre mudanças climáticas e sustentabilidade urbana
Os eventos têm como foco debater soluções sustentáveis para as cidades participantes

A Prefeitura de Fortaleza está participando de uma série de encontros que têm como foco discutir soluções sustentáveis para as cidades e promover a troca de ideias para o avanço das políticas públicas ambientais. As discussões tiveram início nesta segunda-feira (20/10), na reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). Fortaleza foi também uma das cidades convidadas para o 4º Encontro Nordeste ICLEI Brasil, realizado nesta terça-feira (21/10), em Teresina (PI), e para o 1º Encontro Regional Centro-Oeste ICLEI Brasil, que ocorre quarta-feira (22/10), em Campo Grande (MS).
O titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), João Vicente, integra painéis de debate com o tema “Federalismo Climático: Adaptação na Perspectiva Multinível”, discutindo a importância do envolvimento coordenado de municípios, Estados e União na criação de mecanismos e políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas.
A programação dos encontros contempla temas como transição energética, financiamento climático, combate à desertificação, justiça climática, e a promoção de oportunidades locais.
Políticas públicas ambientais
Em setembro, o prefeito Evandro Leitão anunciou um conjunto de ações de proteção ambiental: a criação de cinco novos parques urbanos, o lançamento da primeira Política Municipal de Mudança do Clima e o estabelecimento do Observatório dos Riscos Climáticos.
Os anúncios ocorreram durante o evento Diálogos Rumo à COP30, em Fortaleza, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais do debate sobre mudanças climáticas.
Ainda no mesmo mês, dez estações meteorológicas, do tipo “all in one”, foram instaladas em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de monitorar a temperatura urbana, identificar as ilhas de calor e registrar a pluviometria ambiental.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seuma, também estimula o avanço desse segmento com iniciativas periódicas de doação e plantio de mudas e árvores, com a criação de projetos urbanísticos que incluem soluções sustentáveis, com o trabalho de análises de licenças ambientais, além da criação de parques urbanos, realização de fóruns climáticos, entre outras ações.
ICLEI
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede de mais de 2.500 governos locais e regionais, em mais de 130 países, focados no desenvolvimento urbano sustentável. Na América do Sul, o ICLEI conecta mais de 120 governos associados em oito países. Para fortalecer esse vínculo, foram criados escritórios na Colômbia (sediado pelo AMVA), na Argentina (Rosário) e, em 2020, no Brasil, com sede em São Paulo. Este último apoia diretamente mais de 80 associados, incluindo quase todas as capitais brasileiras.
CB27
O Fórum de Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – Fórum CB27 foi criado em 2012. O intuito da iniciativa é buscar soluções conjuntas para desafios ambientais comuns, fortalecendo o diálogo entre as cidades por meio do intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana, estimulando o avanço das agendas ambientais locais.
Para estimular a cooperação entre as capitais brasileiras, são realizados seminários e visitas técnicas para a troca de metodologias e ferramentas aplicadas por outras cidades e setores da sociedade.
Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza





