Alece homenageia cerimonialistas e profissionais de eventos em solenidade

Por Guilherme de Andrade

 – Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (17/11), sessão solene para homenagear a Associação de Cerimonialistas e Profissionais de Eventos do Estado do Ceará (Acec), bem como os profissionais desta categoria. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento do deputado Cláudio Pinho (PDT), com subscrições de Queiroz Filho (PDT), Antônio Henrique (PDT) e Lucinildo Frota (PDT). 

Fundada no dia 4 de julho de 2017, a Acec surgiu com o propósito de representar a categoria e buscar melhorias. Sua missão é capacitar e desenvolver profissionalmente os associados, ao promover qualificação contínua e o fortalecimento do setor de cerimonial e eventos no Estado do Ceará.

O deputado Cláudio Pinho, presidente da sessão solene, reconheceu a dificuldade de fazer eventos organizados e frisou a importância de cada cerimonialista e promotor de eventos para o bom funcionamento de qualquer festividade, seja ela de grande porte ou não. 

“O evento, por mais simples que seja, se quiser que saia organizado, tem que ter cerimonial. Nesta tarde, o Poder Legislativo do Estado do Ceará presta homenagem a todas e todos vocês que se dedicam para fazer a felicidade das pessoas. Através de vocês, é que as coisas realmente acontecem”, ponderou. 

As homenageadas durante a solenidade foram: Eva Maria Mendes, Maelly Menezes dos Santos, Priscila Creusa Martins, Cristiane Sandra Caetano, Claudiene Vicente Pereira, Tatyane Diógenes Mota, João Paulo de Araújo Paulino, Isabella Pegado Parente, Larissa Alcântara Cruz, Jerllany Braga, Danielli Araújo Duarte, Débora Silva dos Santos, Euclides Freire Barbosa, Suzanne Evangelista Barros, Ana Cristina Arruda, Ivo Morety, Leew Vasconcelos, Geise Amâncio, Roberta Pinheiro Rodrigues, Daniel Mendonça e Mariana Régis Araújo.

Priscila Cavalcanti, presidente da Academia Cearense de Eventos e Turismo (Acetur), agradece homenagem. Foto: Máximo Moura

Falando em nome das  homenageadas, a presidente da Academia Cearense de Eventos e Turismo (Acetur), Priscila Cavalcanti, recitou um poema para exaltar o serviço realizado pelos trabalhadores. Um dos trechos dizia o seguinte: “Somos profissionais responsáveis pelos eventos sociais e corporativos. Do planejamento até a execução, somos confiáveis e até capazes de lidar com improvisos. Somos ativos!”.

Radialista, cerimonialista e mestre de cerimônias, Leew Vasconcelos afirmou que atuar neste ramo é uma das coisas mais “significativas e fáceis, porque a gente se realiza muito”, mas, ao mesmo tempo, é “uma das mais difíceis, porque trabalha com sonhos, com organização, com protocolo e com um projeto muito bem estruturado”. A responsabilidade não é pouca, uma vez que “tudo tem que sair, o máximo possível, perfeitamente bem”, completou. 

Raquel Parente, presidente da Acec, exaltou cada profissional deste segmento, mas também aproveitou a ocasião para fazer um apelo: ter maior reconhecimento por parte do poder público. Ela ressaltou que a profissão de cerimonialista não se trata apenas de celebração, mas também de “geração de emprego, de renda e de tributos”. 

“Olhem para nossa categoria, apoiem a regulamentação da profissão de cerimonialista. Não buscamos privilégios, buscamos reconhecimento, buscamos proteção jurídica, valorização profissional e condições mais justas para exercer uma função que serve à sociedade, às instituições e ao próprio Estado. A Acec está pronta para contribuir com debates, projetos e construções coletivas, mas precisamos da parceria, do olhar atento e da sensibilidade”, frisou.

Estiveram ao lado do deputado Cláudio Pinho na mesa da solenidade a presidente da Acec, Raquel Parente; a presidente da Acetur, Priscila Cavalcanti; o diretor do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, Flávio Liffeman; e o radialista, cerimonialista e mestre de cerimônias, Leew Vasconcelos. 

Acompanhe a íntegra da sessão solene que homenageou  a Associação de Cerimonialistas e Profissionais de Eventos do Estado do Ceará (Acec).

Edição: Clara Guimarães

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *