Secretaria da Infraestrutura reúne membros da construção civil e engenheiros em curso de capacitação sobre piso intertravado
A ação faz parte de um programa de treinamento ministrado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)
Foto-Internet
Fortaleza está se tornando referência na nova pavimentação em piso intertravado. A Prefeitura está investindo no novo tipo de pavimento em diversas avenidas, ruas e comunidades da Capital, o que tem causado grandes transformações no aspecto estético das vias, além de contribuir na sensação térmica e facilitar a realização de manutenções nas redes de drenagem e saneamento.
Visando trazer mais conhecimento sobre o assunto, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) realizou por quatro dias um programa de treinamento sobre o uso do novo pavimento na construção civil, voltado para os engenheiros e fiscais da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).
Na manhã desta quinta-feira (11/08), foi realizado, no auditório da Secretaria, um treinamento com os técnicos da Seinf, fabricantes de intertravado e construtoras. A palestra foi ministrada pelo engenheiro civil Davidson Deana, especialista em pavimentação intertravada, com atuação no mercado há mais de 20 anos. Na ocasião, foram apresentados o fluxo de produção, método de fabricação e instalação, requisitos necessários para a qualidade do produto final.
Para Glécia Vieira, gerente regional Norte/Nordeste da ABCP, o principal objetivo do encontro foi “trocar conhecimentos e dar suporte na consultoria para os fabricantes desenvolverem o produto dentro das normas técnicas estabelecidas, sempre garantindo a melhor qualidade”.
A programação, que segue até segunda-feira (15/08), já abordou os temas “Parâmetro de Projeto para pavimentação intertravada de concreto”, “Como avaliar e garantir a qualidade do bloco de concreto para a pavimentação” e “Como avaliar e garantir a qualidade na obra”.
Para o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, a capacitação tem grande importância, já que o Proinfra – programa de urbanização, drenagem e saneamento, que acontece nas comunidades carentes de Fortaleza – tem sido ampliado. “Cada vez mais esse tipo de tecnologia está sendo utilizada nas nossas obras, trazendo muitos benefícios e melhoria na qualidade do pavimento. Por isso estamos investindo no treinamento e na qualificação da nossa equipe, para que a gente possa oferecer um serviço melhor e com mais qualidade nas obras que acontecem na cidade”.