Procon Assembleia mantém certificação internacional ISO 9001
Foto-Reprodução
O Procon Assembleia recebeu a confirmação da manutenção da certificação internacional ISO 9001:2015 para o seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O anúncio foi feito na quinta-feira (10/11) e ocorre após auditoria externa de supervisão do SGQ do órgão. Esse trabalho foi realizado pela empresa Vanzolini, que constatou que o sistema atende ao que determina a norma ISO 9001.
A certificação foi conquistada, inicialmente, em novembro de 2021, tornando o órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) o primeiro Procon de assembleias legislativas do País a obter essa certificação, que imprime um padrão de qualidade internacional.
Segundo o auditor externo responsável pela análise, Walmir Amorim, o certificado comprova que a entidade presta um serviço de excelência e servirá de referência para outros Procons. “O que me chamou a atenção foi o comprometimento de toda a equipe para a construção da qualidade, a documentação colocada à disposição para análise, a transparência e ética que se tem em relação aos recursos públicos e o cuidado com as informações. O Procon é referência, pois foi o primeiro a receber o certificado. Que sirva de exemplo”, avaliou.
A gestora do Procon Assembleia, Valéria Cavalcante, ressaltou o emprenho da equipe em todo o processo. “Ficou evidente o comprometimento dos colaboradores em aprimorar ainda mais os nossos serviços. Parabéns a todos”, elogiou.
Para a gestora de Qualidade do Procon Assembleia, Josaina Menezes, “essa conquista é fruto do comprometimento diário de cada colaborador em executar os processos conforme o padrão estabelecido; das orientadoras de célula; da assessoria técnica e da alta direção do órgão, que zelam por uma prestação de serviço de qualidade, bem como dos processos de apoio (coordenadorias de Tecnologia da Informação e de Qualificação de Servidores) que prontamente atendem as demandas do Procon”, comentou.
Estiveram presentes ao evento de confirmação da certificação a chefe do Procon Assembleia, Valéria Cavalcante; os assessores técnicos do Procon, Telma Valéria Gueiros e Rodrigo Colares; a gestora da Qualidade do órgão, Josaina Menezes; a orientadora da Célula de Atendimento e Triagem, Ana Maria Pontes; a orientadora da Célula de Conciliação e Acompanhamento Processual do órgão, Liebe Andrade; o coordenador de Tecnologia da Informação da Alece, Vicente Soares, e a coordenadora de Qualificação de Servidores da Alece, Suêrda Marinho.
O QUE É A NORMA
A ISO (International Organization for Standardization) significa Organização Internacional para Normalização e é uma entidade mundial, com sede em Genebra, na Suíça, cujo objetivo é promover normas e padrões que possam ser utilizados no mundo inteiro por qualquer organização, independentemente do tamanho, tipo, produto ou serviço que entrega. Mais de 140 países adotam essas normas.
A ISO 9001 estabelece os requisitos (obrigatoriedades) de um sistema de gestão da qualidade, avaliando o conjunto de procedimentos interligados e integrados para atender com eficácia as expectativas dos clientes, a política da qualidade e os objetivos de uma organização. No Brasil há mais de 17 mil organizações (públicas e privadas) com essa certificação.
Fonte:https://www.al.ce.gov.br