Ematerce treina técnicos e produtores sobre o controle natural de insetos invasores
Foto: Emarterce-Crato
O gerente do escritório da Ematerce do Crato-CE, Antônio Porto, na abertura do curso sobre agro-ecologia
O escritório da Ematerce no Crato realizou, na Escola Nazarena Gonçalves, no Sítio Bebida Nova, um treinamento sobre o Controle Natural de Insetos Invasores em Sistemas Agroecológicos para 28 agricultores e agricultoras, que participam da Feira de Produtos da Agricultura Familiar (FEPAF) e para profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), enfocando a consecução de metas alcançáveis quanto aos princípios e práticas agrícolas de produção sustentável.
Aula de campo sobre combate às pragas usando produtos naturais.
Durante o evento, foi apresentado um vídeo, produzido pela Ematerce do Crato, citando algumas receitas e práticas de produção agroecológicas. Foi abordado, também, o tema Segurança Alimentar e Nutricional pela extensionista social Maria José Ferreira Amorim dos Santos, objetivando o melhor aproveitamento dos alimentos, qualidade nutricional e conservação.
O gerente local da Ematerce, Antônio Porto, falou sobre os princípios e condutas de produção sustentável, citando algumas soluções normas, de baixo custo e com materiais disponíveis na própria comunidade. Foi realizada a apresentação de práticas agroecológicas realizadas pelos técnicos da Ematerce Valnê Ribeiro (engenheiro agrônomo), Antônio Alves de Souza (técnico em agropecuária), Fernando Pablo (assessor regional Cariri Central) e pelo técnico em agropecuária Raimundo Nonato, que fez a filmagem e documentação do evento, enquanto a edição das imagens foi feita pela zootecnista Laiane Ferreira.
Também participaram do conteúdo do evento os técnicos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Francisco Hugo e Júnior Borges, que apresentaram algumas ações do município em busca da sustentabilidade agrícola. O assessor regional em Agricultura, engenheiro agrônomo Hernane Rocha, fez considerações balizadas no trabalho já realizado na região, enfatizando a importância da replicação para outros municípios, onde já existem feiras agroecológicas, como também a importância do tema para os profissionais envolvidos neste segmento. Os estagiários do Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Crato José Gustavo, Manuela Machado, Nalanda Cordeiro e Maria Eduarda também marcaram presença.
Fonte da Matéria:https://www.ceara.gov.br