Prefeitura inicia conjunto de intervenções viárias nas avenidas Dom Manuel e Aguanambi
O projeto contempla a renovação de toda sinalização horizontal e vertical
Foto: Reprodução
Texto: Divulgação
A Prefeitura de Fortaleza inicia, na noite desta quarta-feira (17/05), a implantação de um conjunto de intervenções que visa melhorar a segurança viária nas avenidas Dom Manuel e Aguanambi. Os dois corredores possuem alta taxa de acidentalidade e significativo fluxo veicular.
O projeto, executado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), contempla a renovação de toda sinalização vertical e horizontal, reforço da visibilidade nas áreas próximas aos semáforos e readequação da velocidade. Estão previstos ainda medidas como o prolongamento de calçadas, que promove uma circulação mais segura a quem anda a pé, e implantação de estágio exclusivo para pedestre nos cruzamentos semaforizados da Av. Dom Manuel com Av. Santos Dumont, Av. Dom Manuel com Rua Pinto Madeira e Rua Visconde do Rio Branco com Av. Aguanambi.
Sem impactos no tempo de viagem
Um levantamento inédito do órgão analisou a relação entre a readequação de velocidade nas vias de Fortaleza e o tempo médio de deslocamento. O estudo, que avaliou seis vias submetidas à intervenção, mostrou um aumento de apenas 6,08 segundos no tempo médio de viagem a cada quilômetro percorrido. O dado considera o tráfego de um dia completo nas avenidas Augusto dos Anjos, Coronel de Carvalho, Osório de Paiva, Bernardo Manuel, Bezerra de Menezes, Jovita Feitosa e José Bastos.
O resultado positivo era esperado, já que foi desmistificado que a medida poderia prolongar de forma significativa a permanência do condutor no trânsito. “Nossas intervenções são norteadas por estudos técnicos e os dados comprovam que readequar esse limite é uma das mais eficazes para que continuemos diminuindo a violência no trânsito. Ajustes no limite da velocidade não impactam no tempo de viagem, mas fazem total diferença na preservação de vidas”, reforça o superintendente da AMC, Antônio Ferreira.
Vidas salvas
Exceder os limites de velocidade permitido é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o fator responsável por uma a cada quatro mortes no trânsito. Por conta disso, a própria instituição recomenda que a velocidade máxima das vias urbanas seja de 50 km/h.
Fortaleza tem adotado essa recomendação em cerca de 50 vias e já obteve melhorias significativas em segurança viária. Em vias cuja velocidade foi readequada, o número de acidentes com mortes caiu 68,1%. “A Av. Leste-Oeste, primeira da Capital a operar com 50 km/h, registrava uma média de 11 óbitos por ano. Em 2022, não registrou nenhuma”, acrescenta o gestor.
As vias Dom Manoel e Aguanambi foram escolhidas em razão do índice de acidentes. Entre janeiro de 2019 e março de 2023, foram registradas 242 ocorrências com vítimas feridas, cinco fatais e 40 atropelamentos. Será dado um período educativo de três meses até que os condutores se adaptem à mudança.
Corredores Expressos
Com o objetivo de prevenir sinistros e colisões no sistema de transporte público municipal, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizou diversas intervenções de segurança viária nos corredores expressos e nos terminais da cidade.
Dentre as ações preventivas nos corredores expressos, está a instalação de bases emborrachadas entre as portas das estações e os coletivos, faixas e tachões para auxiliar no balizamento dos veículos junto às portas das estações, além da capacitação dos motoristas para realizar a manobra adequada. “A distância entre os veículos e as plataformas deve ser de 10 centímetros, para isso, os motoristas devem estar bem capacitados e os usuários precisam estar atentos ao embarque e desembarque”, informa Raimundo Rodrigues, vice-presidente da Etufor.
Uma orientação importante é quanto ao respeito de velocidade para 20km/h no interior dos corredores expressos. “Estas ações impactam positivamente na operação de transporte, a fim de garantir a segurança de nossos usuários”, considera David Bezerra, presidente do órgão.
Fonte da Matéria:https://www.fortaleza.ce.gov.br