Dra. Silvana é uma das convidadas do programa Mulheres no Parlamento
Foto: Reprodução
Texto: Divulgação
O programa Mulheres no Parlamento, da TV Assembleia (canal 31.1), que vai ao ar na noite desta quinta-feira (18/05), entrevista a deputada Dra. Silvana (PL). A parlamentar conversa sobre a inauguração do Núcleo de Atenção à Pessoa com Fibromialgia da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ocorrida na última segunda-feira.
A deputada, que é autora da proposta que deu origem ao núcleo e que sofre com a doença, comenta sobre sua experiência ao descobrir os sintomas e os tratamentos atualmente disponíveis.
O núcleo instalado na Alece representa um marco, sendo o primeiro a funcionar em uma Assembleia Legislativa no País. O órgão prevê, entre suas atividades, a realização de anamnese, triagem funcional, encaminhamento e direcionamento de acordo com o prognóstico funcional, atendimentos individuais e de grupo, rodas de conversas psicoeducativas e palestras, visando a orientações em diferentes abordagens da doença.
Sobre o assunto, o programa conversa ainda com o diretor do Departamento de Saúde, Luiz Édson Corrêa, e com a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, líder do Núcleo de Responsabilidade Social da Casa. Eles destacam a importância desse serviço especializado que é voltado a servidores e dependentes do Poder Legislativo.
A edição recebe o orientador da Célula Médica do Departamento de Saúde da Alece e do Consultório da Dor do Instituto Doutor José Frota (IJF), Túlio Osterné, que traz mais informações sobre a síndrome.
Além disso, o programa apresenta um balanço sobre a doação de alimentos para a campanha “Repartir: A fome não espera”, promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS) em parceria com o Corpo de Bombeiros, Policiais Militares, Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e servidores da Casa.
Com produção e apresentação da jornalista Silvana Frota e edição de Samuel Campos Frota, o Mulheres no Parlamento é exibido toda quinta-feira, às 20:30h. O programa tem reprise aos domingos, às 18h, pela TV Asssembleia, e às segundas-feiras, às 22h, pela rádio FM Assembleia (97,6MHz).
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br