Candidatos ao ITA 2024 acompanham na Alece palestra sobre novidades da instituição
Foto: Bia Medeiros
Texto: Divulgação
Em palestra realizada na manhã desta quarta-feira (14/06) na Assembleia Legislativa, promovida pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), por meio do projeto Inesp Ciência, candidatos ao vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2024 tiveram a oportunidade de conhecer as novidades e as atualizações desenvolvidas pela entidade.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), em participação virtual, parabenizou os 60 estudantes de instituições de ensino do Ceará que foram aprovados no vestibular 2023 do ITA. “Mais uma vez o Estado está reafirmando a força da educação por meio do sucesso desses jovens, que conquistaram com louvor suas vagas no ITA, um dos exames de ensino superior mais concorridos do Brasil”, exaltou.
Ainda de acordo com o parlamentar, as trajetórias de sucesso desses alunos inspiram os gestores a seguir trabalhando por mais políticas públicas que fortalecem as escolas, desde os primeiros anos do ensino infantil até o ensino fundamental e médio. “A educação é o único caminho para se construir uma sociedade melhor”.
O diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, enalteceu a importância da iniciativa. “É a primeira vez que o Ceará recebe uma comitiva do ITA, por meio do Inesp. Nós somos o melhor pólo de formação do Brasil na preparação para o concurso de admissão do ITA e a Assembleia promove essa importante atividade para mobilizar os estudantes nesse sentido”, registrou.
Com o tema “Plano de Desenvolvimento Institucional do ITA com foco na Internacionalização e Modernização do Ensino”, o professor doutor Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA, destacou que o objetivo era levar ao conhecimento dos candidatos algumas atualizações que estão em desenvolvimento, no que diz respeito à internacionalização e empreendedorismo.
“Estamos aqui para abordar sobre os novos convênios internacionais da instituição e os novos cursos criados, para mostrar o andamento das obras de expansão, com os novos alojamentos e laboratórios que estão sendo criados”, salientou Anderson Ribeiro Correia.
Em relação ao empreendedorismo, comentou que novas parcerias estão sendo feitas para fomentar essa atividade dentro do Instituto.“O nosso objetivo é que o engenheiro do ITA, além de integrar as empresas de tecnologia, seja capaz de criar a sua própria empresa”, assinalou o reitor.
Na avaliação da secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Sandra Monteiro, a educação e a ciência são extremamente importantes para o desenvolvimento do Ceará e do País. Ela ressaltou que, quando se fala em internacionalização do ensino, se fala em um processo em prol da educação superior e do desenvolvimento tecnológico e científico na perspectiva do intercâmbio, em ultrapassar fronteiras do conhecimento.
“Há peculiaridades em cada instituição de ensino, que tem o seu próprio modo de promover essa internacionalização, respeitando as premissas e diretrizes do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além das áreas estratégias que cada Estado e cada cidade têm”, apontou a secretária.
Sandra Monteiro avaliou ainda que esse processo apresenta desafios. “Cada instituição precisa ter setores que lidem com essa internacionalização de maneira cuidadosa. Esses setores de relações internacionais precisam estar articulados com as demais instituições de ensino superior e de pesquisa do País. Além disso, temos a questão do financiamento e do fomento, que sem eles não há avanços na área”, pontuou.
Participaram ainda do evento o chefe da Seção de Vestibular do ITA, Coronel João Batista; o Comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar de Fortaleza, Coronel Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti; o coordenador dos Colégios da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Coronel George Benício; o diretor superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante; a estudante do Colégio Farias Brito, Nicole Oliveira; além do engenheiro eletrônico Leonardo Saraiva de Castro, que representou os ex-alunos do ITA.
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br