Solenidade na Alece celebra o Dia Mundial do Orgulho Autista
Foto: Reprodução
Texto: Divulgação
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza nesta sexta-feira (07/07), às 17h, sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Orgulho Autista. A solenidade será realizada no Plenário 13 de Maio e atende a requerimento de autoria dos deputados Marta Gonçalves (PL), Emília Pessoa (PSDB) e Evandro Leitão (PDT).
No dia 18 de junho é comemorado anualmente o Dia do Orgulho Autista, criado em 2005 pela Organização norte-americana Aspies for Freedom, com o objetivo de informar a sociedade sobre o assunto e quebrar os tabus que o envolvem. Popular também no Brasil, conta com a adesão do Senado Federal, por meio de um projeto de lei aprovado naquela Casa (PL 3.391/2020) que cria, na mesma data, o Dia Nacional do Orgulho Autista. O texto, do senador Romário (Podemos-RJ), foi aprovado em 2020 e está em análise na Câmara dos Deputados.
Marta Gonçalves informa em sua justificativa que “o Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos; dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo”, salienta.
Ainda de acordo com a deputada, estima-se que no Brasil existam 2 milhões de pessoas com TEA. Entretanto, esse número é incerto e requer atualização. Em 2019, foi sancionada a Lei 13.861 que obriga a fazer o levantamento sobre o autismo no censo populacional, sendo ele decidido pela Presidência da República após insistência de diversos movimentos favoráveis aos direitos das pessoas autistas.
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br