Interligação à rede de esgoto: Cagece alerta para o descarte correto do efluente residencial

Ascom: Cagece

Com o objetivo de garantir o descarte correto dos resíduos domésticos, a Cagece disponibiliza à população uma rede pública coletora de esgoto, por onde são levados os efluentes para o devido tratamento e destinação. Mas esse processo, que traz inúmeros benefícios à população e ao meio ambiente, só é possível se o imóvel estiver interligado à rede da Cagece.

Interligar a rede doméstica à rede de esgoto é importante pois assegura um destino adequado a esses efluentes, evitando a poluição ambiental do entorno dos imóveis, bem como o contato das pessoas com as águas servidas. Para a coordenadora de Interação Social da Cagece, Sâmia Andrade, toda a comunidade é beneficiada com a destinação correta do esgoto.

“Com o direcionamento dos dejetos e águas servidas à rede de esgotamento sanitário, tem-se a retirada dessas águas das ruas, evitando o contato direto das pessoas e, consequentemente, impedindo a contaminação dos moradores do imóvel e da comunidade com doenças de veiculação hídrica. Nesse cenário, toda a comunidade é beneficiada”, ressalta Sâmia.

Além da população, quem também se beneficia com o descarte correto dos resíduos domésticos é o meio ambiente. Erradicação de doenças, aumento da qualidade de vida, melhoria nos indicadores de saúde, aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), redução de gastos em saúde pública, preservação do meio ambiente e estímulo ao turismo são alguns dos benefícios que a interligação do esgoto traz.

Veja como solicitar a interligação do esgoto

Para solicitar o serviço, primeiro o cliente ligar na central 0800 275 0195 para verificar se a rua dispõe de rede de esgotamento sanitário liberada para uso. Após confirmada a existência da rede coletora e sua liberação, o cliente deve verificar se na sua calçada já tem instalada uma caixa predial de esgoto. Caso já exista, ele pode interligar o imóvel, caso não exista, ele deve solicitar a instalação da caixa predial à Cagece. Somente após a instalação será realizada a interligação.

Com a interligação do imóvel à caixa predial que fica situada na calçada, o cliente, titular da fatura, deve informar a Cagece que já realizou a interligação, para que a situação de ligação de esgoto do seu imóvel seja atualizada no cadastro da Cagece. Ao final de tudo, o cliente será informado que após 30 dias iniciará o faturamento dos serviços de coleta, transporte e tratamento do esgoto. Esse faturamento é calculado correspondendo a 80% do consumo mensal de água do cliente.

Atualmente, a Cagece possui, nas cidades do Ceará onde opera com esgotamento sanitário, uma cobertura de 45%, e vem trabalhando para aumentar esses números, realizando obras de implementação do sistema de esgotamento na capital e no interior. A meta da companhia é chegar a 95% de cobertura até 2040, universalizando o serviço nas cidades onde atua.

Fonte da matéria:https://www.ceara.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *