Alece lança campanha de combate ao câncer de próstata
Abertura da campanha “Homem que é homem se previne” – Foto: Junior Pio
A abertura da campanha “Homem que é homem se previne”, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, aconteceu na manhã desta quinta-feira (16/11), no hall do Plenário 13 de Maio.
O evento marca o mês de prevenção e combate ao câncer de próstata, nomeado de Novembro Azul, e conta com o apoio da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e do Comitê de Responsabilidade Social da Alece. Conduzida pela equipe multidisciplinar do DSAS, em parceria com outros setores da Alece, a campanha é promovida anualmente.
Para o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Casa, Luís Édson Corrêa, em 2023, a campanha recebeu reforço com a chegada do urologista disponível para atendimento de servidores e da comunidade. “Esse ano a gente está ainda mais efetivo na causa, pois, com o apoio da Presidência, contamos agora com um médico especialista, que já está na clínica médica, atendendo os casos que precisam dessa especialidade, realizando exames e dando o encaminhamento necessário para os pacientes, assinalou. Segundo ele, a campanha começa hoje mostrando todos os serviços que temos disponíveis, mas ela continua com rodas de conversa, blitz informativa em todos os setores da Assembleia, para quebrar esse preconceito que ainda existe com o exame de toque retal.
Campanha “Homem que é homem se previne” / Foto: Junior Pio
Para a articuladora do Departamento de Saúde, Maria Tereza Holanda, a campanha é necessária para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Estamos aqui com toda a equipe do nosso departamento reforçando os serviços que temos disponíveis para todos aqueles que queiram se prevenir ou mesmo suspeitam de algum sintoma. Temos todo um atendimento multidisciplinar, justamente para não só quebrar tabus em relação ao exame de toque, que é um procedimento simples, como mostrar que esse acompanhamento regular é de suma importância para a saúde do homem”, salientou.
Dentre os serviços desenvolvidos pelas células do departamento estão a aplicação de questionário sobre frequência de consultas e exames, aferição de pressão arterial, vacinas, conversas com psicólogos sobre a desmistificação do exame de toque retal, cadastro e agendamento de consultas com urologista, laboratório de análises clínicas para exames, acompanhamento nutricional, terapia ocupacional, fisioterapia, visando a um cuidado integral da saúde do homem.
Edição: Adriana Thomasi
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br