Alece promove live para lançamento de migração da plataforma de e-mails
Por ALECE
O lançamento do projeto de migração da plataforma de e-mail usada por parlamentares, assessores e servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) está marcado para o dia 16 de janeiro, às 9h30, por meio de live no Microsoft Teams, pelo link http://tinyurl.com/4yxskdkt. A live será ministrada por Eduardo Taka, orientador em produtividade nas plataformas Microsoft e Google.
O processo de migração da plataforma de e-mail ocorrerá no dia 19 de janeiro. Para ajudar todos os servidores a compreenderem a migração e seus processos, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Alece (Coti), em conjunto com a empresa Lanlink, apresentará, na live de lançamento do projeto, uma demonstração das novas ferramentas que vão acompanhar a rotina da Casa.
Conforme o coordenador de Tecnologia da Informação da Alece, Vicente Soares Neto, a live será uma oportunidade para tirar as dúvidas iniciais que a mudança irá gerar. “É natural que toda mudança cause um desconforto inicial. Por isso, queremos minimizar qualquer dificuldade que os nossos usuários possam ter com a utilização da nova plataforma”, pondera.
A necessidade de mudança da plataforma de e-mail do Poder Legislativo surgiu para minimizar algumas questões técnicas que interferiam no desempenho dos processos com o uso da antiga plataforma. Segundo o coordenador da Coti, alguns e-mails não eram recebidos, porque o domínio da Alece ficava classificado como negativo para plataformas como Gmail e Outlook.
“A mudança vai aprimorar o trabalho realizado e o atendimento ao público. Órgãos que possuem prazos para respostas ao cidadão, como o Procon Assembleia ou a Ouvidoria Parlamentar, terão muito mais segurança nos processos, pois seus envios não serão mais bloqueados”, ressalta.
VANTAGENS
Outro fator positivo da nova plataforma de e-mail será a maior capacidade de armazenamento individual de cada parlamentar ou servidor de um terabyte (TB) para guardar arquivos, o que representa tranquilidade para a realização dos backups dos documentos.
Vicente Soares Neto elenca ainda outras vantagens. Além de ter acesso a uma nova plataforma de e-mail, os servidores poderão contar na rotina de trabalho com cerca de 20 aplicativos para reuniões, apresentações e organização de informações, dentre outras funcionalidades. “A demanda mais importante era para atualização dos e-mails, mas resolvemos indicar a aquisição do Office 365, da Microsoft, que também impactará noutras frentes”, revela.
O coordenador informa que, neste momento, o foco será a mudança no e-mail, mas que, posteriormente, todas as outras vantagens serão demonstradas e explicadas. “Esse pacote oferece recursos que poderão, inclusive, trazer economia para a Alece”, observa.
Da Redação/Com Comunicação Int
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br