Inesp lança a obra “Cordéis Vicentinos: entre versos de caridade”
Por Gleydson Silva
Deputado Bruno Pedrosa fala durante lançamento do livro Cordéis Vicentinos: entre versos de caridadecaridade” – Foto: Bia Medeiros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), lançou, nesta sexta-feira (23/02), o livro “Cordéis Vicentinos: entre versos de caridade”. A obra editada pelo Inesp é de autoria de Thiago Paulino, com ilustração de Silva Barros.
Este é o primeiro livro de Thiago Paulino. Segundo adiantou, trata-se uma coletânea de nove cordéis que ele já havia publicado em formato de folheto. No entanto, a partir do incentivo do diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, foi lançado no formato de livro. “A ideia da versão digital é para facilitar também o acesso, para uma melhor divulgação, além de chegar a outros lugares, outros estados, já que no impresso fica mais difícil”, ressaltou.
O autor explica que os cordéis da obra falam de sua experiência na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), uma instituição dedicada ao trabalho cristão de caridade, presente no Brasil e diversos outros países. “Os cordéis falam sobre essa temática da caridade, sobre esse carisma vicentino, que é como a gente chama as instituições que fazem parte do grupo da família vicentina”, pontuou.
Como reforçou Thiago Paulino, o livro já está disponível na página do Inesp para download. Para baixar a obra clique neste link.
O deputado Bruno Pedrosa (PDT), presente no lançamento, destacou o “importantíssimo o papel do Inesp para a literatura e para a escrita da sociedade cearense”. De acordo com ele, isso faz parte do protagonismo que o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), tem dado ao órgão, liderado hoje pelo professor João Milton.
Para o parlamentar, “Cordéis Vicentinos: entre versos de caridade” é um livro que trata da espiritualidade dos cearenses, do papel dos vicentinos na caridade com os que mais precisam, seja em Fortaleza ou no interior do Estado. Ele parabenizou ainda o amigo Thiago Paulino, pela obra e pela contribuição com a literatura do Ceará. “Estou muito feliz por esse momento, lançando esse livro abordando o papel e a função social dos vicentinos, da espiritualidade”, disse.
João Milton Cunha de Miranda, diretor executivo do Inesp observou que, mais uma vez, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do seu tradicional programa editorial, está diante de um importante componente da cultura popular: a literatura de Cordel. Ele também destacou o papel do Instituto.
“Nossa tradição, para além da parte científica, técnica, política e histórica também atende o que o povo gosta de ler. Pessoas que têm um talento e que o Inesp, mais uma vez, abre as portas, além de oferecer um programa de suporte editorial”, ressaltou.
Edição: Adriana Thomasi
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br