Sistema prisional do Ceará inaugura nova sede do Núcleo de Operações com Cães
Ascom SAP – Texto e Fotos
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), inaugurou o novo Núcleo de Operações com Cães (Canil) do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), na última quarta-feira (5). A nova unidade fica localizada no Complexo Penitenciário III, no município de Aquiraz.
O núcleo é uma unidade integrante do Grupo de Ações Penitenciárias e possui como missões a realização de operações cinotécnicas nas mais diversas missões, preventivas e de contenção nas atividades prisionais, operações de detecção de drogas, armas de fogo, além de policiamento ostensivo.
O novo espaço possui vagas para 15 cães policiais e também conta com consultório veterinário, box enfermaria, box maternidade, box triagem, além de almoxarifado, salas para matérias de treinamento, campo de treinamento e recepção. A estrutura tem cerca de 431m².
Atualmente o grupamento tem em seu efetivo onze cães polícias, sendo cinco cães com a especialidade de faro (drogas e armas de fogo), e seis cães na especialidade de guarda e proteção (intervenção, busca e captura de presos foragidos, rondas nas unidades prisionais e patrulhamento preventivo).
Solenidade
Como forma de celebrar a conquista do novo espaço, a Secretaria preparou uma solenidade especial com a participação de convidados e policiais penais que fazem parte do grupamento. A ocasião contou com a presença do Assessor Especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno, que representou o governador Elmano de Freitas.
Na cerimônia, o policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias e cachorreiro, Renato, apresentou o histórico do Canil no sistema prisional cearense. Em seguida, foram homenageados a 4° Companhia de Policiamento com Cães do BPChoque da Polícia Militar do Ceará, pela abertura de oportunidades para os operacionais fazerem o primeiro curso de cinotecnia e a partir daí criar o canil da polícia penal, os cinco primeiros gapeanos e percursores do canil pelo compromisso com os cães policiais e dedicação pela evolução do núcleo, o adestrador civil, Paulo Goiana, pela contribuição com treinamento e suporte na continuidade da cinotecnia dos operacionais, o médico veterinário, Dr Rafael, pela disponibilidade em sempre ajudar os cães dando suporte na saúde e bem estar e o secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, pela liderança, dedicação e honra em ter cumprido a promessa de construir o novo espaço do canil.
Além disso, os policiais penais responsáveis pelos cães policiais, desfilaram e apresentaram cada cão pertencente ao efetivo canil, onde foram conduzidos para o novo espaço. Ao final da cerimônia, o grupo tático fez a oração do cachorreiro, uma homenagem póstuma ao cão policial, Fox, e em seguida, os convidados conheceram o novo espaço.
O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre o novo espaço do canil. “Essa estrutura é uma conquista e um projeto antigo do núcleo. Com esse novo espaço, vamos fortalecer ainda mais a referência nacional do nosso grupamento. Nossos cães policiais merecem ter mais conforto, pois isso influencia de forma direta na execução das operações em âmbito prisional e fora das unidades. Eu tento fazer aqui, tudo que nunca fizeram por mim como policial. Temos que retribuir com trabalho e isso vocês fazem muito bem. Isso aqui não é agrado, é mérito. Não foi fácil construir, conseguir recursos e projetos. Cada coisa que fazemos aqui, faz a diferença na segurança. Vocês tem todo o meu respeito, não fiz nada mais além da minha obrigação, reconhecer e dar condições de trabalho para darem retorno a sociedade.”, afirma.
O policial penal e supervisor do Núcleo de Operações com Cães do Grupo de Ações Penitenciárias, Cruz, comemora a inauguração. “O novo canil vai proporcionar aos nossos cães uma melhor qualidade de vida, pois os boxes que foram feitos são bem amplos e arejados. Hoje a gente tem suporte de um médico veterinário e isso é essencial para o conforto e saúde dos animais. Além disso, temos o campo de treinamento onde vai fazer muita diferença no desempenho dos cães e seus instrutores. Nossa missão é treinar esses cães policiais para servir a sociedade e dar um resultado com excelência”, disse.
O assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Artur Bruno, parabenizou o novo espaço. “Um filósofo alemão já dizia o seguinte: nada de grande no mundo é feito sem paixão. E o que estamos vendo aqui é um grupo de apaixonados que resolveram dar a vida por uma causa. Quero fazer uma homenagem ao Mauro Albuquerque. Sou professor há 40 anos e estou na vida pública a 35 anos. Posso dizer que o que aconteceu nos últimos anos no sistema penal do Ceará foi uma revolução. O líder é aquele que sabe cultivar e dar exemplo. E o secretário tem tudo isso. A história de luta da categoria é grande, desde os anos 90 e ver a conquista de vocês em nível nacional, como reconhecidos como polícia penal, foi gratificante. Foi um grande avanço para o trabalho de vocês. Estou muito feliz em estar participando desta inauguração. A sociedade cearense aplaude e reconhece a polícia penal. Sintam-se homenageados pelo Governo do Estado”, disse.
O coordenador do Grupo de Ações Penitenciárias, Paulo Henrique Costa, comemorou o novo espaço. “Primeiramente, gostaria de agradecer aos nossos secretários, Mauro e Maciel, que diuturnamente trabalham para a evolução do sistema prisional cearense, procurando novas estratégias e melhorias para todos os policiais penais. Temos muito orgulho de sermos representados por vocês. Também quero agradecer aos gapeanos por fazerem do grupamento uma referência e tornar cada vez mais forte a disciplina e a ordem dentro das unidades prisionais. Essa unidade é um sonho antigo e ver hoje se tornando realidade é ter a certeza de que podemos alcançar tudo que almejamos, com querência e determinação. Nossos cães policiais merecem esse cuidado e atenção, são nossos parceiros de missões e do dia a dia. Somos uma família”, disse.
Fonte: Governo do estado do Ceara