Alece abre exposição sobre 75 anos da declaração dos direitos humanos
Por ALECE
– Foto: Paulo Rocha
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Casa, inaugurou, nesta segunda-feira (11/12), a exposição “75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, no hall de exposições da Alece.
A mostra, uma homenagem aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, conta com fotos de sete profissionais. O evento faz parte da programação da Alece em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. Quem compareceu à solenidade recebeu um exemplar impresso da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece, deputado Renato Roseno (Psol), explicou que a iniciativa de associar as denúncias de violação aos direitos humanos à imagem já é comum em vários países. “Aqui na exposição temos imagens que tanto podem ser direitos violados, como de direitos garantidos”, falou o deputado.
Renato Roseno esclareceu que os sete fotógrafos que participam da amostra doaram seus trabalhos para a Alece. “Desta forma, eles ajudam a Assembleia em seu papel de fomentadora da educação em direitos humanos, tão necessária para a sociedade”, esclareceu.
FOTÓGRAFOS
A amostra conta com trabalhos dos fotógrafos Alcides Freire Melo, Fábio Lima, Fernanda Barros, Lucas Moreira Victor, Natália Rocha, Tércia Montenegro e Wagner Chacon.
Para Alcides Freire, a arte não está sozinha no mundo, por isso este enfoque social e político das imagens, sobretudo na fotografia jornalística, é importante. “Procuro dar uma conotação que possibilite às pessoas se comunicarem através da fotografia”, revelou.
Wagner Chacon disse que cada um acaba sendo tocado pela imagem. “Procurei focar na questão do trabalho, um dos direitos humanos essenciais, e as mãos que registrei expressam esse trabalho”. Já Fernanda Barros, disse que seu trabalho se dá em cima de ações do cotidiano.
A exposição acontece até a próxima sexta-feira (15/12), sendo gratuita e aberta ao público.
PRÊMIO FREI TITO
Na próxima sexta-feira (15/12), às 18 horas, no Plenário 13 de Maio, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), a Alece entrega o Prêmio Frei Tito ao Movimento das Mães e Familiares do Curió. O reconhecimento atende requerimento do presidente da Comissão, deputado Renato Roseno.
O Prêmio Frei Tito de Direitos Humanos é concedido, anualmente, pela Alece a pessoas, órgãos, entidades e movimentos por suas contribuições para a defesa e efetivação dos direitos humanos no Ceará.
Da Redação/Com Comunicação Interna
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br