Alece realiza sessão solene para celebrar o Dia do Engenheiro Agrônomo

 – Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Ceará celebra o Dia do Engenheiro Agrônomo, em sessão solene nesta quinta-feira (19/10), às 17h, no Plenário 13 de Maio. A data é comemorada no Brasil em 12 de outubro e no mundo em 13 de setembro. 

A solenidade atende requerimento do deputado De Assis Diniz (PT), subscrito pelos deputados Guilherme Sampaio (PT), Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Missias Dias (PT). 

De Assis Diniz destaca, em seu requerimento, a importância da Agronomia para o desenvolvimento do setor agropecuário e da agricultura. “A garantia da saúde dos humanos e dos animais é uma das consequências do trabalho dos agrônomos”, pontua.

O agrônomo é o profissional que estuda, planeja e supervisiona a aplicação de princípios e processos básicos da produção agrícola, combinando conhecimentos de biologia, química e física, aos estudos específicos sobre o solo, clima, culturas e rebanhos, envolvendo um campo bem diversificado, além de englobar todas as áreas das ciências agrárias que vão além da engenharia agronômica. 

O deputado também destaca que o engenheiro agrônomo desempenha um papel abrangente, envolvendo o planejamento, assistência e execução de serviços relacionados à escolha de culturas. Isso inclui a preparação do solo, o plantio, a adubação e a colheita, além do cuidado integral com a criação, alimentação, saúde, reprodução e abate de rebanhos.  Sua atuação se estende ainda ao combate a pragas e doenças que afetam plantações e animais, abrangendo o acompanhamento do transporte, beneficiamento, industrialização e venda dos produtos. 

Além disso, este profissional é responsável pelo planejamento e execução de obras e serviços técnicos de engenharia rural, incluindo construções para fins rurais, visando aprimorar a funcionalidade das instalações, bem como sistemas de irrigação e drenagem para fins agrícolas. As atividades contemplam ainda a pesquisa e implementação de novas tecnologias no setor agroindustrial, abrangendo o beneficiamento e a conservação de produtos, bem como o aproveitamento industrial.

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *