Alece reconhece as contribuições da Academia Cearense de Engenharia para o desenvolvimento do Ceará
Por Ariadne Sousa

– Foto: Marcos Moura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, na tarde desta segunda-feira (17/11), profissionais vinculados à Academia Cearense de Engenharia (ACE). Durante a solenidade, realizada no Plenário 13 de Maio, os presentes destacaram a importância da instituição para o progresso socioeconômico do Estado.
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), propositor da cerimônia, ressaltou que a engenharia é uma área fundamental para o desenvolvimento da sociedade, responsável por invenções e tecnologias que marcaram a história da humanidade. Por isso, afirmou ser essencial reconhecer instituições e profissionais que contribuíram para moldar a engenharia local, entre os quais se destaca a ACE.
HOMENAGEADOS

Agraciados e membros da Academia Cearense de Engenharia comemoram reconhecimento da Alece – Foto: Marcos Moura
O presidente em exercício da ACE, José Flávio Barreto de Melo, declarou profunda emoção e gratidão ao receber o reconhecimento em nome da instituição e em seu próprio nome. Ele destacou que a Academia foi fundada com o propósito de congregar engenheiros de diversas áreas, comprometidos com o desenvolvimento técnico, científico, econômico e social do Ceará.
“Nesses 10 anos de existência, a Academia consolidou-se como um espaço de reflexão e de diálogo permanente sobre os grandes temas que desafiam o nosso tempo: desenvolvimento urbano e regional; infraestrutura; inovação tecnológica; sustentabilidade ambiental; e valorização do conhecimento científico”, afirmou.
Além da Academia, foram homenageados Antônio Albuquerque Sousa Filho, Antonio Salvador da Rocha, Lytelton Rebelo Fortes e José Flávio Barreto de Melo. Na ocasião, a ACE concedeu o Diploma e a Medalha de Acadêmico Honorário a Francisco Aníbal de Arruda Coelho (in memoriam), em reconhecimento aos relevantes trabalhos realizados pelo engenheiro. A comenda foi recebida por familiares, entre eles o presidente da ACE, filho do homenageado.
O presidente eleito da ACE, Fernando Ribeiro de Melo, destacou a trajetória de Francisco Aníbal de Arruda Coelho e relembrou que, além da formação exemplar e das contribuições profissionais, o engenheiro era reconhecido por sua criatividade e capacidade de encontrar soluções inovadoras.

Aníbal Arruda Filho ressalta trajetória do pai, laureado com a Medalha de Acadêmico Honorário da ACE – Foto: Marcos Moura
O prefeito de Granja, Aníbal Arruda Filho, também utilizou a tribuna para recordar a paixão do pai pela engenharia mecânica. Segundo ele, a convivência familiar sempre esteve permeada pela área, o que fez com que todos compreendessem a importância e o alcance da engenharia na sociedade. “Se hoje temos esse Ceará, se deve aos grandes engenheiros, assim como o papai e todos os senhores. Então vamos dar o lugar que a engenharia merece ter na história do desenvolvimento do Brasil”, concluiu.
A mesa da solenidade contou com a participação do secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Sílvio Carlos; do presidente eleito da ACE, Fernando Ribeiro de Melo; da presidente do Sindicato dos Engenheiros do Ceará, Teodora Ximenes da Silva; do prefeito de Granja, Aníbal Arruda Filho; e do homenageado Victor Frota Pinto.
Confira a solenidade na íntegra:
Edição: Lusiana Freire
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará





