Augusta Brito avalia avanços na política de direitos das mulheres no Conexão Assembleia

Por Gleydson Silva

 Conexão Assembleia conversa com a senadora Augusta Brito (PT/CE) – Foto: Bia Medeiros

O Conexão Assembleia, programa da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (04/03), a senadora Augusta Brito (PT/CE). Primeira convidada da série especial de entrevistas com mulheres que se destacam nos mais diferentes ramos de atuação, a parlamentar apontou os avanços das políticas públicas de combate à violência de gênero, melhorias na legislação, entre outros pontos. 

As políticas públicas de combate à violência contra as mulheres avançaram muito ao longo dos anos, conforme avaliou a senadora. Para Augusta Brito, no entanto, além de melhorar a legislação sobre o tema, é necessário trabalhar o conhecimento da população sobre essas leis. “É preciso dar visibilidade e levar conhecimento às pessoas, sobretudo às mulheres que vão precisar delas. É elas saberem que a Lei Maria da Penha não trata somente de punir o agressor. É mais do que isso. Há vários artigos nela que vão ao encontro da prevenção do feminicídio e da violência contra a mulher”, ressaltou.

Como senadora, Augusta Brito relatou matérias que versam sobre esse tema, como a proposta que dispõe sobre a prioridade no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica ou familiar pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). De acordo com ela, uma pesquisa mostra que 66% das mulheres que sofrem algum tipo de violência voltam a morar com o agressor pela dependência econômica. “Essa dependência econômica é a que mais pesa. Geralmente ela não tem uma família estruturada para voltar para casa com filhos, com toda uma bagagem e nem condições de comer. É muito triste que uma mulher se submeta a essa violência somente para comer. Ela tem que viver em segurança e com boas condições”, pontuou.

Tendo ocupado a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece de 2017 a 2022, Augusta Brito é defensora da expansão desse tipo de órgão nas casas legislativas, em especial nos estados e municípios. De acordo com ela, há muitos municípios onde não se fala sobre violência de gênero como deveria. Com isso, não há lugar em que as mulheres se sintam seguras para buscar ajuda e fazer uma denúncia. Foi a partir dessa avaliação que Augusta Brito defendeu a presença desses equipamentos nas câmaras municipais.

“Fomos vendo um grande resultado. Não somente para mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência no interior do Estado, mas também para as vereadoras, que começaram a perceber a importância de um mandato no município, mostrando que elas devem se empoderar, inspirando, inclusive, outras mulheres”, avaliou a parlamentar. 

A senadora ressaltou a importância de as mulheres ocuparem espaços nas mais diversas áreas, especialmente na política, onde são tomadas as decisões que influenciam a vida da população. “É necessário termos essa igualdade de gênero, ocupar esses espaços de poder, na política, no Senado, onde tudo acontece e se constroem políticas públicas”, disse. 

Augusta Brito foi prefeita do município de Graça, na região da Ibiapaba, eleita em 2004 e reeleita em 2008. Deputada pela Assembleia Legislativa por dois mandatos, ela foi a primeira líder do Governo na Casa, onde atuou ainda como vice-líder do Governo. Em 2022, a parlamentar concorreu ao Senado como primeira suplente de Camilo Santana, que se licenciou para assumir o Ministério da Educação. Ela é a terceira mulher a representar o Ceará no Senado Federal. 

Diante do trabalho que tem desempenhado, Augusta será um dos destaques da sessão solene em homenagem às mulheres pioneiras na política cearense, realizada pela Alece nesta segunda-feira (04/03). “Nada que faço é em busca de um reconhecimento, mas fico muito feliz em ser uma das homenageadas e estar nesse rol de mulheres. Para mim, o mais gratificante é quando vou para uma ação no interior do Estado e uma mulher que nunca vi na vida pega na minha mão e agradece pelo que fazemos, pelo nosso trabalho. Isso me dá energia para seguir em frente”, afirmou. 

Para assistir à entrevista completa da senadora Augusta Brito à jornalista Kézya Diniz, na qual ela aborda esses e outros assuntos, como projetos de lei de sua autoria em tramitação no Senado Federal e o cenário político no Ceará, é só clicar neste link da transmissão no YouTube. 

Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como SpotifyDeezerApple Podcasts e Google Podcasts.

Edição: Adriana Thomasi

Fonte da matéria: Assembleia Legislativa do Ceará

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *