Biblioteca divulga balanço de atividades de 2024 e projeta novidades para 2025
– Foto: Divulgação
A Biblioteca César Cals de Oliveira, vinculada à Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), divulgou o balanço das atividades realizadas ao longo de 2024, destacando um alto volume de movimentação de usuários, pesquisas e eventos culturais.
Entre janeiro e dezembro, foram registrados 3.020 visitantes e quatro milimpressões de pesquisas realizadas. Além disso, houve 151 empréstimos e renovações, 375 usuários de pesquisa eletrônica, 145 itens catalogados no Sistema Integrado de Bibliotecas do Estado do Ceará (Siabi), 155 itens catalogados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) e 169 doações recebidas.
Também no ano passado, a biblioteca participou ativamente do projeto “O Parlamento e sua História”, promovido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebendo 45 escolas públicas, com um total de 1.590 alunos.
Também foi realizado o projeto “Autores da Vez”, desenvolvido pelos servidores Rômulo Nântua e Herbenio Bezerra, que divulgou biografias de escritores e suas obras. Os autores homenageados foram Antônio Sales (março e abril), Bráulio Bessa (maio e junho), Marion Zimmer Bradley (agosto e setembro) e J. R. R. Tolkien (outubro a dezembro). O trabalho é elaborado bimestralmente e inclui uma biografia sucinta de cada escritor, trechos das principais obras e dicas de leitura. Os folders são distribuídos na Alece, com uma tiragem de 600 exemplares.
A Biblioteca Digital também teve avanços significativos, com um acervo jurídico de 1.367 livros na Plataforma Fórum. A coordenadora do setor, Daniele do Nascimento, avaliou positivamente o ano de 2024, destacando que as ações de divulgação impulsionaram o número de visitantes no primeiro semestre. “Embora as visitas estudantis tenham sido temporariamente suspensas no segundo semestre por questões técnicas, o que resultou em uma queda no número de frequentadores, podemos afirmar que 2024 foi um ano muito importante para o reconhecimento da Biblioteca César Cals como um excelente local para estudo, pesquisa e leitura”, destacou.
Para 2025, a expectativa é atrair mais público com a oferta de novos cursos de MBAs da Unipace e a realização de eventos literários, como biblioterapia, clubes de leitura e lançamento de livros, fortalecendo ainda mais o papel da biblioteca dentro da Alece.
SOBRE
Inaugurada em 23 de novembro de 2001 e vinculada à Diretoria Acadêmica da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), a Biblioteca César Cals de Oliveira possui um acervo de mais de dez mil títulos, entre físicos e digitais, e é informatizada pelo Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi). A biblioteca guarda uma valiosa coleção de obras raras, contribuindo para a preservação de mais de um século de memória da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Além disso, conta com livros e arquivos sobre direito, literatura nacional e estrangeira, entre outros temas.
Além do acervo físico, a biblioteca oferece duas bibliotecas virtuais: Biblioteca Virtual Fórum, com títulos voltados para a área do direito, disponíveis para funcionários; e Biblioteca Virtual Pearson, com 12.707 títulos abrangendo diversas áreas do conhecimento, disponíveis para os alunos da Unipace.
Público-Alvo de Atendimento:
Servidores, estudantes, pesquisadores e demais interessados em legislação e informações sobre diversos ramos do conhecimento.
Serviço – Biblioteca César Cals de Oliveira
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Localização: Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes – Anexo II da Alece– 4° andar, Sala 18.
Endereço: Rua Barbosa de Freitas (esquina com a Av. Pontes Vieira), bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE.
* A biblioteca é aberta ao público e os visitantes não precisam se cadastrar para acessar o salão de estudos ou consultar livros no local; basta assinar o livro de presença. O empréstimo de livros é permitido apenas para servidores e alunos da Unipace.
Edição: Geimison Maia
Fonte: Assembleia legislativa do Ceara